Paranavaí institui oficialmente o programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio


  

O município de Paranavaí se destacou entre todos os municípios do Paraná ao instituir recentemente por decreto o Programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) – no Paraná chamado de Movimento Nós Podemos Paraná, conduzido pelo sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

O programa, nascido de um pacto firmado por 189 países em 2000, tem por meta eliminar a extrema pobreza e a fome no planeta até 2015, por meio de oito objetivos estabelecidos: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Durante esta semana, o secretário de Comunicação Social do município, Jorge Roberto Pereira da Silva, foi até Curitiba para se encontrar com membros do Movimento Nós Podemos, entre eles Maria Aparecida Zago Udenal (também conhecida como Cidinha Zago), a fim de buscar orientações para conduzir o programa em Paranavaí.

Em Curitiba, o secretário de Comunicação disse ter sido muito bem recebido o fato de Paranavaí ter instituído o programa por decreto, já que se trata de um dos primeiros municípios a instituir o programa de forma oficial forma. Agora, Lorenzetti tem a intenção de que o programa seja instituído por lei municipal, para que se torne permanente em Paranavaí.

Jorge havia sugerido ao prefeito Rogério Lorenzetti a instituição do programa na cidade e que fosse criada uma comissão com a participação de Secretarias Municipais e pessoas da iniciativa privada. Rogério acatou a sugestão e baixou decreto instituindo o programa e nomeando uma comissão para coordenar os trabalhos.

Nesse momento, a Secretaria de Comunicação Social está encaminhando convites para várias associações de classe para que elejam um representante para participar do programa que poderá ser chamado de Nós Podemos Paranavaí.
No início de fevereiro, técnicos da Fiep devem vir até Paranavaí para prestar esclarecimentos do programa.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto