Paranavaí melhorou cerca de 530% no índice da Firjan


  

Emprego e Renda, Educação e Saúde. Esses são os itens analisados pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) para a elaboração do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que analisou o desempenho de todos os municípios brasileiros com base em dados de 2009. O levantamento foi divulgado no último final de semana e Paranavaí conquistou a 26º posição no estado, apresentando desempenho superior aos índices estadual e nacional. O município registrou uma melhora de 530% se comparado ao último índice (edição 2010 – ano base 2007), quando ficou com o 164º lugar.

O levantamento é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde e estabelece critérios de avaliação através de pontuação, classificando os municípios em quatro graus: ‘Alto desenvolvimento’, ‘Desenvolvimento moderado’, ‘Desenvolvimento regular’ e ‘Baixo desenvolvimento’.

Na tabela que classifica os municípios em um índice de desenvolvimento que vai de zero a 1,0 (sendo 1,0 o melhor desempenho), Paranavaí apareceu com crescimento significativo, passando de 0,6982 para 0,7805, considerado “desenvolvimento moderado”. “Foi uma grande conquista para Paranavaí. Esses números são frutos de uma administração austera, conduzida de forma transparente pelo prefeito (licenciado) Rogério e sua equipe. É um grande estímulo para os empresários e para o povo saber que a cidade está no caminho certo”, avaliou, por telefone, o prefeito em exercício Alziro Melli Lopes, que esta semana está em Brasília cumprindo agenda.

O prefeito licenciado Rogério Lorenzetti também comemorou o resultado. Por telefone, ele disse que o IFDM é um índice muito respeitado no país e ter alcançada essa boa colocação foi sem dúvida uma grande conquista para o município. “Isso nos motiva a continuar trabalhando para elevar ainda mais esses números e seguir oferecendo serviços de qualidade a nossa população”, apontou.

Analisando os itens de forma individual é possível afirmar, ainda, que o município cresceu de 0,4949 para 0,6648 em emprego e renda, de 0,7579 para 0,8411 em educação, e recuou de 0,8419 para 0,8356 em saúde. Mesmo assim, Paranavaí aparece com “desenvolvimento moderado” no quesito geração de emprego e renda, e de “alto desenvolvimento” em educação e saúde, com pontuações maiores que a média nacional e estadual.

“Tivemos um crescimento significativo e esperamos que no próximo levantamento tenhamos números ainda melhores, já que este índice tem como base os dados de 2009. Isso significa que os últimos investimentos privados feitos no município e as ações implementadas por esta gestão, principalmente na área da saúde, ainda não tiveram os seus resultados refletidos”, salientou Alziro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff), concorda com a análise feita por Alziro. De acordo com ele, os investimentos privados feitos, principalmente, no setor da metal mecânica e a falta de mão de obra em diversas áreas confirmam o crescimento do município no quesito emprego e renda.

O alto desenvolvimento do setor da educação também foi motivo de comemoração por parte do diretor da Unespar/Fafipa, professor Antonio Rodrigues Varela Neto. Segundo ele, o desenvolvimento e a capacitação constante dos professores da educação básica, fundamental e superior têm contribuído para desenvolver a cidade como um todo.

“A Secretaria Municipal de Educação tem desenvolvido permanentemente os seus professores, a Fafipa tem aumentado consideravelmente o número de doutores no seu corpo docente – em 2008 eram quatro doutores, hoje são 18 -, as instituições de ensino superior têm desenvolvido diversos projetos de extensão e pesquisa que influem diretamente na qualidade de vida da população. Tudo isso tem influenciado para uma educação de melhor qualidade e de alto desenvolvimento”, destacou o diretor.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto