Paranavaí tem mais unidades de empreendimentos contratadas em 2012 do que nos últimos dez anos


  

A construção civil em Paranavaí não para. Até outubro deste ano, a Caixa Econômica Federal, instituição financeira que mais concede crédito imobiliário no país, já tinha 809 unidades habitacionais de empreendimentos (da iniciativa privada e pública) contratadas ou em estudo no município, contra 632 unidades contratadas entre os anos de 2001 e 2011.

“Isso significa que em 2012 – até outubro - a cidade já teve mais unidades de empreendimentos contratadas ou em estudo do que ao longo dos últimos dez anos. [...] Isso é conseqüência natural de uma boa gestão financeira e deve ser motivo de orgulho para o município, porque não é fácil passar por toda a análise de crédito necessária neste tipo de operação”, afirmou Aurora Araújo, representante da Gerência de Filial Desenvolvimento Urbano e Rural (Gidur) da Caixa Econômica Federal (CEF), durante audiência realizada nesta quarta-feira (7) no gabinete do prefeito Rogério Lorenzetti.

A reunião contou com a participação dos secretários municipais de Desenvolvimento Urbano, Moacir Maciel, e Gestão Pública, Gilmar Pinheiro, técnicos das duas secretarias, do gerente geral da agência local da CEF, Edvaldo Sigaki, do gerente regional, Jair Bertoco, do engenheiro Dany Wolschick e da arquiteta Juliana Russi, ambos da Caixa.

Na oportunidade, Bertoco aproveitou para felicitar Lorenzetti pela reeleição e salientar a parceria entre a CEF e o município de Paranavaí. “O município é um grande parceiro da Caixa e esperamos que essa parceria continue crescendo nos próximos anos”, frisou.

De acordo com Rogério, atualmente a CEF é a instituição financeira depositária do maior volume de recursos do município. Só do Instituto de Previdência dos Servidores de Paranavaí são cerca de R$ 40 milhões. “Queremos agradecer vocês pela parceria e pelas orientações. Vocês estão sempre nos avisando quanto aos prazos, procedimentos, prestações de contas, e nunca nos deixam errar, sem mencionar o quadro de engenheiros que avaliam as obras, garantindo mais segurança para mim e para toda a população quanto ao correto cumprimento dos contratos”, destacou.

Números da Habitação – Durante o encontro, o gerente local da CEF aproveitou para divulgar números atualizados da concessão de crédito habitacional na região de Paranavaí (que inclui outros oito municípios). De acordo com Sigaki, até o mês de outubro deste ano já foram negociados nos balcões da Caixa de Paranavaí 1.412 unidades individuais (incluindo iniciativa pública e privada). O número já é maior que o registrado em 2010 e 2011 juntos, quando foram negociadas 428 e 726 unidades respectivamente.

“No início desta administração nós fizemos um levantamento do déficit habitacional em Paranavaí e cadastramos mais de 4 mil famílias que precisavam de uma casa e que agora, graças a esse levantamento e as parcerias com a Caixa, estão conquistando a casa própria”, salientou o prefeito, que tinha como compromisso de campanha viabilizar a construção de 1 mil unidades habitacionais em Paranavaí.

Neste sentido, Bertoco destacou a importância da construção civil para a atual economia. “A cadeia da construção civil tem um efeito cascata que atinge muitos setores. Passa pelo pedreiro, o empreiteiro, o proprietário do depósito de material de construção e reflete na economia como um todo”, avaliou.

Crédito Empresarial - Segundo Sigaki, a agência local da Caixa também foi destaque na concessão de crédito para empresas. “Isso mostra que o empresariado de Paranavaí está acreditando na cidade e investindo mais no seu negócio”, sublinhou Sigaki.

“Temos que aproveitar esse momento [de economia aquecida, geração de emprego, facilidade de crédito] para que possamos trazer mais qualidade de vida para nossa cidade. O nosso endividamento, com obras do PAC e outras benfeitorias, está sendo feito de forma responsável, porque o município está preparado para pagar por isso. Estamos sacando recurso com responsabilidade e antecipando o que a cidade poderia ser daqui dez anos e fazendo com que isso aconteça hoje. E grande parte disso se deve à Caixa, que é nossa parceira”, concluiu Lorenzetti.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto