Paranavaí Universitária fortalece vínculo entre as IES e a comunidade


  

Num universo formado por 4.400 alunos e mais de 300 professores, as quatro Instituições de Ensino Superior (IES) de Paranavaí oferecem juntas 26 cursos de graduação, nas mais diferentes áreas de atuação. Para mostrar à comunidade um pouco mais sobre a formação educacional superior e apresentar projetos, pesquisas e trabalhos realizados pelos acadêmicos, as quatro instituições se uniram na realização do Projeto Paranavaí Universitária, que aconteceu nesta quinta.

Veja também: Paranavaí Universitária, com serviços gratuitos para a comunidade e mostra de profissões

Foram montados dezenas de estandes, e cerca de 400 acadêmicos estiveram no local para atender os visitantes. Quem passou pelo no Campo dos Escoteiros recebeu orientações de saúde, assessorias jurídica e administrativa, fez limpeza estética, recebeu massagem e pode conhecer o que cada curso das quatro IES oferece aos estudantes. As instituições são: Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), agora campus da Universidade Estadual do Paraná (UEPR); Fatecie; Unipar; e Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Foi uma oportunidade para Natália Maria da Silva, de 15 anos, e Diógene Oliveira, 16, os dois estudantes de Santo Antônio do Caiuá, tirarem dúvidas sobre que profissão escolher. “Estou procurando uma direção para escolher a profissão e este evento está me ajudando”, afirmou Natália. “Quero ter certeza de que vou fazer a escolha certa”, disse Diógene.

“É preciso orientar os jovens em torno de suas escolhas profissionais”, declarou Edwirge Vieira Franco, diretora da Universidade Paranaense (Unipar), que falou em nome das quatro IES de Paranavaí. Sobre a importância do evento, ela destacou: “pretendemos mostrar o potencial de ensino superior com informações sobre os cursos e áreas de atuação”.

Compromisso – O prefeito Rogério Lorenzetti enfatizou que a profissão é acima de tudo um compromisso. “Quanto menos errarmos na escolha, melhor. Este projeto é a oportunidade que os jovens e as crianças têm para conhecer as profissões.” Rogério também destacou o importante papel das IES na atuação junto à comunidade. “A cidade cada vez mais se orgulha das instituições de ensino, de seus professores e alunos.”

Desenvolvimento – Na avaliação do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Guto Costa, a educação está diretamente ligada à melhoria da qualidade de vida. “A indústria da educação é uma mola propulsora do desenvolvimento.” Ele falou sobre a satisfação de ser parceiro na realização do evento: “a Aciap se sente honrada em participar”.

Parceiros – O Projeto Paranavaí Universitária contou com apoio da Prefeitura de Paranavaí, da Aciap, do Sicoob, da Viação Cidade Paranavaí, da Copel, da Sanepar e de Walmor Trentini.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto