Paranavaí vai ampliar sua rede coletora de esgoto


  

O gerente de obras da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), Reinaldo Fernandes, assinou no último dia 3, junto com o prefeito Rogério Lorenzetti, o contrato que firma a parceria nas obras de ampliação da rede coletora de esgoto em vários bairros de Paranavaí.

De acordo com o documento, a prefeitura disponibilizará mão de obra e insumos e os gastos serão ressarcidos posteriormente pela Sanepar.

Reinaldo explicou que, com a parceria, será mais rápido o andamento da obra, que será executada em duas fases, com 7.500 metros de rede cada. O valor total do investimento é de aproximadamente R$ 360 mil e a Sanepar ficará responsável pelas partes de projetos, levantamento topográfico, material hidráulico e fiscalização da obra.

O gerente de obras estava acompanhado do gerente regional da Sanepar, Frederico Wesller, e do coordenador do programa de parcerias, Rodrigo Junqueira. Eles destacaram que, hoje, Paranavaí conta com cerca de 80% de sua área com rede de esgoto, um número que segue a média de países de primeiro mundo.

Com a nova parceria e projetos advindos, a meta é superar os índices da Organização Mundial de Saúde (OMS) e ampliar a rede para 90%. Os representantes da Sanepar contam que existe ainda um projeto global de esgoto que deve atender 100% das residências do município, com início das obras previsto para 2012 e com um investimento estimado em 8 milhões de reais.

Além do contrato que foi assinado beneficiando diversas localidades da cidade, existe ainda um outro projeto com recurso do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de mais de R$ 1 milhão, que irá beneficiar os bairros da região do distrito do Sumaré com obras de saneamento previstas para começar em setembro ou outubro deste ano.

Entre as localidades estão Jardim das Américas, Canaã, Social, Tarumã, Araucária, Ereni, Morada dos Eucaliptos e conjunto habitacional do Sumaré. Os representantes da Sanepar também destacaram que existe um projeto de fazer o levantamento da área de manancial do município para fazer a projeção do consumo de água para os próximos anos. “Estamos planejando o futuro da cidade. Temos um plano de construção de mil casas populares para Paranavaí, mas, para crescer, a cidade precisa de planejamento. Essa parceria permite uma solução mais rápida para a questão do esgoto. Precisamos também adequar a estrutura de abastecimento de água. Tudo isso para que a população possa ter uma melhor qualidade de vida”, destacou Rogério.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto