Parceria entre Sebrae/PR e UniFatecie cria Núcleo de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias


  

O Sebrae/PR e a UniFatecie assinaram, na quinta-feira (14/11), um Termo de Cooperação para formalizar a parceria que cria, em Paranavaí, o Núcleo de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias (Neitec). O local vai funcionar como catalisador de iniciativas empreendedoras da faculdade e ficará à disposição da comunidade em geral, oferecendo aprendizado sobre negócios e o desenvolvimento de ideias.

 Assinatura do Termo de Cooperação ocorreu na última semana, em Paranavaí
Assinatura do Termo de Cooperação ocorreu na última semana. Foto: Divulgação

O Neitec ficará localizado na Unidade II da UniFatecie, na Rua Cândido Bertier Fortes, 2177, no Jardim Vera Cruz. No espaço serão oferecidos cursos, capacitações técnicas e hackathons, entre outros, sob a coordenação da UniFatecie. O Sebrae/PR contribuirá com metodologias, proposição de ações e conteúdos para envolver os alunos e a população local.

“A premissa é transformar o ambiente da faculdade em um ambiente empreendedor, trabalhando em conjunto para elaborar estratégias de fomento ao empreendedorismo com alunos, professores e a comunidade”, explica o consultor do Sebrae/PR e coordenador do projeto Educação Empreendedora, Weliton Perdomo.

O consultor ressalta que a iniciativa fortalece projetos que já acontecem em parceria com a UniFatecie, como o Programa Startup Garage, que propõe uma metodologia de aceleração de startups dentro da universidade. “Trabalhar a educação empreendedora no ensino formal e superior é uma maneira de criar uma mentalidade voltada para o empreendedorismo nos alunos”, pontua Perdomo.

O diretor da UniFatecie, o professor Daniel de Lima, destaca que a parceria com o Sebrae/PR promove a inovação e a tecnologia, uma vez que as ações realizadas por meio do Programa Startup Garage oferecem orientações e mentorias para projetos de empreendedorismo de estudantes. A universidade conta com laboratórios de startups, que estimulam o desenvolvimento de ideias.

“Com o Núcleo, a instituição junto ao Sebrae/PR intensificará as ações. Não tem como ficar alheio aos mecanismos de inovação e tecnologia. Estamos mergulhados nessa tendência, com o tema da inovação na sala de aula, em projetos de extensão e outros”, comenta o diretor.

O professor e coordenador do Neitec, Heider Jeferson Gonçalves, destaca algumas das ações realizadas. “Pretendemos propor uma trilha de empreendedorismo e intensificar hackathons. Recentemente, estudantes criaram um sistema para controle de limpeza das salas de aula. O objetivo é que essas e outras ideias sejam recorrentes”, ressalta.

Outra medida será atrelar o Neitec aos projetos de consultoria júnior, para apoiar o desenvolvimento de novos produtos e negócios. “O Núcleo se insere em uma proposta de uma política de desenvolvimento da instituição, em que o empreendedorismo e inovação são vertentes”, frisa Gonçalves.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto