Placas de aviso serão instaladas em até 30 dias em todas as vias monitoradas por radar


  

Representantes da Ditran (Diretoria de Trânsito), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Procuradoria Jurídica do município estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (29/10) com o prefeito Rogério Lorenzetti para discutir a otimização do uso do radar estático que entrou em funcionamento efetivo no último dia 22 de outubro. As principais medidas a serem adotadas serão a implantação de placas de aviso em todas as vias onde o radar poderá ser utilizado e substituição das placas indicativas de velocidade com os novos limites permitidos em alguns pontos.

“Nosso objetivo não é, de maneira alguma, multar as pessoas desordenadamente. O que queremos é garantir a segurança no trânsito. Temos notícias, por exemplo, de que neste final de semana foram registrados apenas cinco acidentes no Corpo de Bombeiros de Paranavaí, quando a média vinha sendo de 15 a 20 acidentes todo fim de semana. Isso mostra a importância do radar para mantermos um trânsito seguro em nossa cidade”, apontou o prefeito Rogério Lorenzetti.

De acordo com o engenheiro da Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), Cássio Peron, pelo menos 100 placas indicativas de velocidade devem ser substituídas num prazo de pelo menos 30 dias. “São aproximadamente 50 placas que hoje indicam 40km/h, que serão substituídas por placas de 50km/h em vias mais centrais, como a Pernambuco e a Rio Grande Norte. E outras 50 placas de 50km/h que passarão a ser de 60km/h, nos casos das avenidas Heitor Furtado, Tancredo Neves e Gabriel Espiridião, por exemplo. Mas até lá, continuam valendo as velocidades indicadas nas placas atuais”, explica.

Na avaliação do engenheiro, é preciso adotar o bom senso na avaliação sobre quais ruas podem ter a alteração com aumento do limite de velocidade. “A Avenida Paraná, por exemplo, no trecho entre O Boteco e o Fórum há um grande fluxo de pedestres por ser uma região de grande concentração comercial, tanto durante o dia como à noite. A alteração de velocidade ali a princípio é avaliada como inviável. Mas estamos estudando todas as situações e faremos o possível para que o sistema seja satisfatório e principalmente seguro para todos”, completou.

O engenheiro ainda destacou que, por determinação do prefeito, todas as vias onde o radar poderá estar sendo utilizado também receberão placas de aviso com a inscrição 'Via monitorada por radar'.

O gerente administrativo da Ditran, Gabriel dos Santos Luiz, esclareceu que o radar estático não está sendo utilizado em nenhum local onde não haja sinalização adequada. “A orientação que temos é para que o radar esteja em um tripé, instalado 50 metros depois da placa indicativa de velocidade. Isto está sendo cumprido à risca e estamos respeitando exatamente a velocidade indicada na placa. Também estamos organizando uma escala de utilização do radar em horários diferenciados, inclusive nos finais de semana, e não só no horário comercial. Como o prefeito tem destacado, estamos preocupados em diminuir os acidentes e contribuir para a segurança no trânsito de Paranavaí”, concluiu Gabriel.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto