Plantio de palmeiras e quaresmeiras marca Dia da Árvore em Paranavaí


  

O Dia da Árvore em Paranavaí foi marcado pelo plantio de mudas de palmeiras na Avenida Heitor Alencar Furtado e algumas espécies de quaresmeiras na Tancredo Neves.

Cerca de 160 palmeiras vão substituir as 196 grevíleas retiradas recentemente da Heitor enquanto. 250 mudas de quaresmeiras vão dar um colorido a mais na Tancredo. O plantio completo será realizado assim que chover na cidade. Todas as mudas foram doadas.

As grevíleas da Avenida Heitor foram retiradas a partir da aprovação em uma audiência pública realizada no mês de agosto que apontou a vontade da população daquele bairro pela retirada das árvores, já que muitas estavam comprometidas em função de doenças e cupim.

Na avenida onde as quaresmeiras estão sendo plantadas, antes havia murtas, planta que pode prejudicar a citricultura no Noroeste por conter uma bactéria causadora do Grenning, considerada a pior doença dos citros em todo o mundo. As murtas estão sendo erradicadas na cidade a partir de um decreto assinado no início deste mês pelo prefeito Mauricio Yamakawa.

Luzia Naguti Stelato, diretora municipal de Meio Ambiente, destacou a importância das árvores para o equilíbrio ecológico. “Neste Dia da Árvore devemos nos conscientizar sobre os benefícios que a árvore proporciona: refrescam o ambiente, dão sombra, ajudam a manter a umidade do ar”, destacou.

Luzia ainda comentou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá fazer palestras em escolas para conscientizar sobre a erradicação da murta. Ela adiantou que uma parceria deve ser firmada com os agentes de saúde da Vigilância Sanitária, já que esses profissionais visitam diariamente as residências para orientar os moradores sobre a Dengue. Dessa forma, os agentes também irão orientar sobre a importância da erradicação da murta. Uma capacitação aos parceiros será realizada em breve.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí
http://www.paranavai.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=1737






Design by Gustavo Picoloto