Prefeito debate formas de melhorar segurança pública em Paranavaí


  

Mais segurança pública para Paranavaí. Esta foi a pauta da reunião desta quarta-feira entre o prefeito Rogério Lorenzetti, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Antonio Ramirez Lima, e os integrantes do Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí, o presidente Jesus Penha, e Euclides Bogoni.

Na ocasião, o prefeito falou da sua preocupação com os casos de homicídio, que estão se tornando mais frequentes na cidade, principalmente com o envolvimento de jovens, e ofereceu ajuda no que for de sua competência. Ele ficou feliz em saber que a participação dos órgãos municipais nas Ações Integradas de Fiscalização Urbana (AIFU´s) estão sendo bem vistas pelo oficial e reforçou a disponibilidade do município para colaborar com a Polícia Militar. Só neste ano, 99 ações deste tipo foram realizadas na cidade com a parceria de órgãos como o Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, e outros.

O prefeito, juntamente com os membros do Conselho de Segurança, decidiu levar a preocupação com a violência até o Poder Judiciário e devem promover, em breve, uma reunião que vai procurar articular ações preventivas no sentido de proporcionar mais segurança para toda a população.

Durante a reunião, Rogério ainda cumprimentou Lima pela ação de policiamento natalino iniciada recentemente pela PM. “Este policiamento em duplas, denominado Cosme e Damião, é muito efetivo e proporciona mais segurança e tranquilidade aos consumidores que vierem fazer suas compras de Natal, principalmente no período da noite”, destitute o prefeito.

Mais efetivo – Um outro assunto debatido na reunião teve relação com o efetivo da Polícia Militar. O prefeito Rogério, com o apoio dos membros do Conselho de Segurança, se propôs a iniciar uma ação política, junto ao deputado estadual Teruo Kato, no sentido de conservar os policiais paranavaienses que passam pela Escola de Soldados ou que fazem cursos de formação em Curitiba. A ideia é que, após a formação, os policiais retornem a sua cidade de origem.

Presídio - Em uma outra oportunidade, o grupo falou sobre a possibilidade da instalação de uma unidade prisional em Paranavaí com recursos do Governo Federal.

Nesta semana, a imprensa estadual divulgou uma nota falando que os recursos já estão assegurados para seis cidades do estado. A lista não inclui Paranavaí. O prefeito, entendendo que a delegacia do município trabalha atualmente no seu limite prisional, quer continuar a discussão com a comunidade no sentido de manter Paranavaí dentro da lista de municípios que poderão receber as unidades prisionais.

O delegado Ítalo Sega, da 8º Subdivisão Policial de Paranavaí (SDP), não pôde comparecer a reunião desta quarta mas será recebido pelo prefeito Rogério nesta quinta-feira para continuar debatendo a segurança pública do município.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto