Prefeito encaminha projeto de lei que concede aumento real de 10% aos servidores da classe A


  

O prefeito Rogério Lorenzetti encaminhou à Câmara Municipal, nesta segunda-feira (4), os projetos de leis que visam proporcionar aumento real aos servidores públicos municipais e ampliar o valor da hora extra trabalhada nos sábados, domingos e feriados de 75% para 100% das horas normais. O projeto foi entregue diretamente ao presidente da Casa, Nivaldo Mazzin, durante cerimônia realizada no gabinete do prefeito.

Os projetos concedem aumento maior para os servidores de menores salários (classe A), conforme compromisso assumido com a categoria. De acordo com o prefeito, os aumentos também serão estendidos às classes B e C a fim de evitar grandes distorções entre as categorias.

Desta forma, as classes A e B terão aumentos de 10% e 4,1%, respectivamente, a partir de 1º de julho. Para a classe C, aumento de 3,1% a partir de 1º de outubro. Se levado em conta o reajuste salarial concedido em abril deste ano, que foi de 6,3%, os servidores terão aumentos que vão de 9,4% a 16,3%.

O impacto financeiro com a concessão dos aumentos será de R$ 130 mil reais a mais por mês na folha de pagamento. Mais de 1.150 servidores municipais serão beneficiados com a nova lei, sendo 613 servidores da classe A, 315 da classe B e 227 da classe C. Soma-se a esse total os professores da rede municipal que foram beneficiados com um aumento real de 10% no ano passado.

“Estes benefícios só estão sendo possíveis em razão da forma austera e criteriosa como temos administrado as finanças do município. Aumentos acima desta faixa colocariam a folha de pagamento muito próximo do limite prudencial, o que poderia vir acarretar sérios prejuízos ao município, uma vez que está prevista para breve a contratação de mais servidores para colocar em funcionamento novas unidades de serviço público”, ponderou o prefeito.

Lorenzetti também reconheceu que algumas situações necessitavam ser corrigidas e declarou que esta se trata da sua parcela de contribuição para a valorização do servidor público. Continuando, o prefeito afirmou que, ideologicamente, só acredita em um país bem desenvolvido se os trabalhadores tiverem aumentos reais e acrescentou: “Não existe país rico com povo pobre”.

Ele também fez um reconhecimento público ao trabalho do secretário de Gestão Pública Gilmar Pinheiro e, por fim, pediu a todos os servidores que deem um tratamento cada vez melhor e uma resolutividade cada vez maior nos diversos serviços prestados à população. “Eu vejo esse aumento não somente como um fator de promoção social mas, principalmente, de desenvolvimento para a nossa cidade”.

O advogado do Sinserpar (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paranavaí), Benjamin Marçal Costa, falou em nome da presidente do sindicato, Eliane Tavares, e de toda a entidade. Ele agradeceu Lorenzetti por ter cumprido com o compromisso firmado anteriormente e se disse feliz por saber que o menor aumento dado a um servidor neste ano será de 9,4% (considerando o reajuste salarial de 6,3%). “Enquanto isso, os comerciários do município continuam brigando por um aumento real de 7%”, comparou.

“Esse aumento vai incrementar significativamente o salário dos servidores, sua qualidade de vida e também a qualidade dos serviços prestados por esta categoria”, acrescentou.

Para o presidente da Câmara, Nivaldo Mazzin, o aumento salarial dos servidores públicos é uma questão de justiça e será sempre bem visto pela Casa de Leis. Ele lembrou que a aprovação dos projetos de lei será importante porque irá garantir um ganho real aos trabalhadores, que também terão as suas responsabilidades ampliadas.

A entrega dos projetos de lei também foi acompanhada por servidores e secretários municipais, e pelos vereadores José Galvão, Eralda Garcia, Odair Xavier, Celso Avelar, Antônio Carlos Utrila, Milton Hipólito e Daniel Lima, representando Josias Zarelli.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto