Prefeito propõe construção de Centro Cívico em Paranavaí


  

Idéia tem caráter pioneiro. No Estado do Paraná apenas Curitiba tem um centro cívico nos moldes propostos. Projeto é arrojado e revela visão de futuro das lideranças, promovendo a expansão da cidade e abrindo novos espaços para a área comercial.

Uma idéia inovadora. É assim que está sendo definida pelas lideranças paranavaienses a proposta do prefeito Mauricio Yamakawa de construir um centro cívico na cidade, com a edificação de prédios da Prefeitura (Poder Executivo), Câmara (Poder Legislativo) e Poder Judiciário numa mesma área.

O prefeito Mauricio Yamakawa apresentou nessa quinta-feira aos integrantes do Codep (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Paranavaí), os três locais pré-definidos pela equipe administrativa a partir de critérios técnicos. A apresentação aconteceu em reunião na Aciap (Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí).

O diretor interino do Fórum, juiz Décio Monteiro do Rosário acompanhado da juíza Rosângela Faoro e o presidente da Câmara de Vereadores, Joaquim Aurélio da Conceição, participaram da apresentação da iniciativa e também falaram da importância do novo projeto na reunião. A construção do centro cívico surgiu de uma conversa entre o prefeito Mauricio Yamakawa e os juízes do Fórum de Paranavaí.

O diretor do Fórum procurou o chefe do Executivo para estudar a possibilidade de um terreno para a construção de um novo prédio para o Fórum, Yamakawa então sugeriu o estudo mais amplo, contemplando a construção de um centro cívico. Um espaço adequado para abrigar os três poderes em prédios bem projetados e adequados para atender as demandas crescentes da população. Dado o primeiro passo, o prefeito destinou uma equipe técnica da prefeitura para o estudo das possíveis áreas da futura construção do centro cívico.

Três áreas foram previamente selecionadas, de acordo com a metragem, condições de acesso e possibilidade de desenvolvimento do município. Devido às proporções do projeto, a área deve ter aproximadamente 10 alqueires. O prefeito classificou a reunião dessa quinta-feira com o Codep como histórica. Conforme avalia trata-se de um projeto que vai influenciar positivamente em toda a cidade. “É uma proposta sem precedentes para Paranavaí. A princípio teríamos a instalação de uma praça com prédios dos três poderes. Num segundo momento a instalação de órgãos estaduais e federais. Ainda haveria espaço a instalação de comércio e serviços no entorno”, defendeu.

O juiz Décio Monteiro destacou que os recursos para a reforma do Fórum já estão disponíveis. “Vamos levar a idéia da construção de um novo prédio em um espaço junto com o Executivo e o Legislativo para o presidente do Tribunal de Justiça com o intuito de direcionar os recursos para um novo prédio”, afirmou.

Pela imediata adesão, constata-se que a população, representada por seus formadores de opinião do Codep, quer o centro cívico, um passo fundamental para consolidar Paranavaí como a cidade do desenvolvimento econômico e social, reiterando a sua vocação de pólo regional.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto