Prefeito reafirma que quer total transparência no transporte coletivo


  

Os moradores de Paranavaí poderão contar com um Conselho de Usuários do Transporte Coletivo. A criação está prevista na lei orgânica do município e o Executivo já encaminhou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei.

O objetivo do conselho, conforme lembra o prefeito Mauricio Yamakawa, é proporcionar maior transparência às ações do setor e dar condições à população para fiscalizar o cumprimento das medidas. “Nossa meta é total transparência neste e em todos os outros serviços públicos”, reitera.

A primeira reunião para organizar o conselho foi realizada na última quarta-feira. Representantes de vários segmentos participaram: Conselho do Idoso, Conselho dos Portadores de Necessidades Especiais, DCE, Procon, distritos, vilas rurais, entre outros. Uma nova reunião será agendada para definição dos integrantes do conselho.

Todas as ações previstas no contrato da licitação do transporte urbano estão sendo colocas em prática gradativamente. Nove ônibus zero km adquiridos pela Viação Cidade de Paranavaí já estão circulando. Outros seis veículos estão sendo reformulados. Ao todo serão 15 ônibus, sendo que dois ficarão como reserva para eventualidades. A idade média da frota é de cinco anos Tudo para garantir maior conforto aos passageiros.

No próximo mês a bilhetagem eletrônica entrará em funcionamento. O sistema proporcionará mais rapidez e facilidade aos usuários. As roletas serão liberadas com a simples passagem do cartão no leitor digital. Os bilhetes eletrônicos poderão ser comprados num ponto específico do Terminal Urbano e também na empresa.

O gerente da Viação Cidade de Paranavaí, Milton Kogure informa que nos próximos dias a empresa vai iniciar o cadastramento dos estudantes. As empresas interessadas em fazer o vale-transporte dos colaboradores já podem procurar a concessionária para agilizar o serviço. Kogure adianta que os trabalhos para a implementação do serviço telefônico de 0800 para atender os usuários e o endereço eletrônico estão sendo concluídos. “Nos próximos dias a população terá acesso a esses importantes serviços.”

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Silvia Sassaki, destaca que já estão sendo licitadas as 50 placas que serão fixadas nos pontos de parada dos ônibus. Ela ressalta que a equipe técnica da prefeitura também vai analisar nos próximos dias as rotas do transporte urbano. “Vamos percorrer todos os itinerários para analisar os locais com mais demanda e definir as estratégias junto com a empresa”, ressalta.

Quanto aos abrigos com assento para seis pessoas, um modelo está sendo confeccionado e assim que for aprovado pela equipe técnica da prefeitura, a produção será iniciada. Primeiramente os novos abrigos vão contemplar a área central, mas toda a cidade deverá ser atendida. A primeira etapa prevê a instalação de 20 abrigos.

O prefeito Mauricio Yamakawa homologou a licitação do transporte coletivo no final do ano passado. O contrato de concessão é por dez anos e pode ser prorrogado. O novo serviço de transporte urbano continua assegurando conquistas sociais importantes, como os passes, do idoso e do estudante.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto