Prefeito se reúne com autoridades e define ações para reduzir violência em Paranavaí


  

Preocupado com o número de homicídios em Paranavaí, o prefeito Rogério Lorenzetti se reuniu ontem (terça-feira), com autoridades ligadas à segurança pública. Com o objetivo de buscar soluções práticas e eficientes para diminuir o índice de assassinatos na cidade, as lideranças acordaram para a intensificação nas fiscalizações da Lei Seca e blitz realizadas na cidade, além de uma força tarefa que se reunirá mensalmente para prestação de contas e planejamento de futuras ações.

Apesar de segurança pública ser um dever do Estado, o prefeito Rogério Lorenzetti está disposto a envolver a administração municipal em ações de combate à criminalidade em Paranavaí
Apesar de segurança pública ser um dever do Estado, o prefeito Rogério Lorenzetti está disposto a envolver a administração municipal em ações de combate à criminalidade em Paranavaí

A reunião foi motivada pelo anúncio do terceiro homicídio em menos de 10 dias, no Jardim Morumbi. Estiveram presentes o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Jesus Carlos da Penha, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Geraldo Moliani, tenente Lázaro (Oficial de Estatística e Planejamento), tenente Ricardo Gral (Oficial de Inteligência do 8º BPM), e o delegado chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, Ítalo César Segai.

Apesar de segurança pública ser um dever do Estado, o prefeito Rogério Lorenzetti está disposto a envolver a administração municipal em ações de combate à criminalidade em Paranavaí, e se colocou a disposição para participar e acompanhar os trabalhos da força tarefa. Segundo ele, é papel da população também acompanhar esses trabalhos. “População esclarecida cobra resultados”, destacou o prefeito.

De acordo com o comandante do 8º BPM e o delegado chefe da Polícia Civil, a comunidade pode prestar uma grande ajuda para o trabalho da polícia ligando para o disque-denúncia, através do número 181. Enquanto o 190 serve para a solicitação de viatura e atendimento de ocorrências gerais, o 181 serve para denúncias anônimas, ou seja, o cidadão faz a denúncia, mas não precisa se identificar. Segundo eles, a ferramenta tem sido de grande ajuda na prisão de traficantes de Paranavaí e região. Um exemplo citado foi a prisão de um traficante em Nova Esperança, que já havia sido alvo de 40 denúncias anônimas pelo 181.

Ítalo Segai destacou ainda a importância dos trabalhos e atividades de contra turno escolar realizadas por diversas instituições e financiadas através do subsídio da prefeitura. “Os policiais são os últimos a fazer a segurança pública. O que faz a segurança pública, primeiramente, são as ações de prevenção desenvolvidas por diversas entidades e associações que tiram as crianças das ruas e oferecem esporte e cultura. O trabalho da polícia civil se atem ao combate, e não a prevenção”, afirmou o delegado chefe.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto