Prefeito solicita medidas urgentes para afastar possibilidade de falta de água em Paranavaí


  

O prefeito Rogério Lorenzetti encaminhou documento ao presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Stênio Jacob, explicando a atual situação do sistema de abastecimento de água em Paranavaí e solicitando que medidas rápidas e urgentes sejam tomadas no sentido de afastar a possibilidade de que a população seja afetada pela possível falta de água.

O sistema de abastecimento do município foi construído e inaugurado em 1972, uma das primeiras cidades no país a aderir ao Planasa (Plano Nacional de Saneamento), criado na época pelo Governo Federal. De lá pra cá, o que se percebeu foi um crescimento desenfreado e não planejado da população.

O Ribeirão Araras, de onde se faz a captação da água para o município, vem tendo a sua vazão diminuída a cada ano. No ano de 2000 o número era de aproximadamente 600 l/s (Seiscentos litros por segundo), caindo para 400 l/s em 2004 e passando para 200 l/s em 2008.

Hoje a vazão não passa de 180 l/s. O problema se agrava ainda mais já que a captação realizada pela Sanepar atualmente é de 190 l/s, o que só é possível graças à captação emergencial realizada no Ribeirão Floresta.

Segundo o documento encaminhado recentemente, a reserva de água no sistema de Paranavaí é de 6000 m3 ou seis milhões de litros, num único local. O consumo médio durante o dia é de cerca de 250 l/s e só não houve ainda um colapso no fornecimento de água à população, por causa da recomposição da reserva durante as madrugadas.

O prefeito finaliza o ofício dizendo ainda que, se medidas urgentes não forem tomadas, a perspectiva é de que no próximo verão poderá acontecer um colapso no fornecimento de água e o racionamento será inevitável, trazendo consigo desconforto e descontentamento.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto