Prefeito trabalha para que município ultrapasse 100 mil habitantes para ter acesso a novos projetos


  

Ao anunciar ontem o resultado da reunião sobre o PAC 2 (segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento), em Brasília, o prefeito Rogério Lorenzetti destacou que a saúde financeira do município é fundamental para seu desenvolvimento e crescimento.

Isso porque, de acordo com o prefeito, com as finanças em dia, o município pode contar com uma capacidade de endividamento que possibilita que a cidade participe da estratégia de similaridade de investimento proposta pelo Governo Federal.

De acordo com esta estratégia, município e Governo Federal investem igualitariamente em obras de pavimentação, drenagem, entre outras. Funciona da seguinte forma: o Governo Federal disponibiliza, por exemplo, R$ 100 mil para determina obra em um município, que deve ter outros R$ 100 mil para a execução e conclusão do projeto. Para operar desta forma é fundamental que o município tenha “saúde financeira”, ou seja, uma capacidade de endividamento que possibilite realizar financiamentos para a execução de obras.

Durante reunião em Brasília, na última segunda-feira, que tratou dos critérios para obras do PAC 2, foram mostrados exemplos de projetos a serem realizados em cidades de diferentes faixas populacionais. Paranavaí, assim como outros 210 municípios brasileiros, se encaixa no grupo de cidades que possuem entre 50 e 100 mil habitantes. Esses municípios concentram cerca de 8% da população brasileira. Já os municípios com população acima de 100 mil habitantes concentram cerca de 60% de toda a população do país.

Para o prefeito Rogério Lorenzetti, o fato de 60% da população brasileira viver nestas cidades faz com que o Governo Federal aposte cada vez mais em projetos bem elaborados voltados para estes municípios. Desta forma, o prefeito tem como meta investir na construção de casas populares e no incentivo a instalação de indústrias, para que Paranavaí possa chegar também aos 100 mil habitantes e, por consequência, conquistar maiores recursos por parte do Governo Federal.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto