Prefeito visita sede do Ceasa em Curitiba


  

A primeira providência tomada pelo prefeito KIQ depois de eleito o novo presidente da Amunpar foi visitar a sede da Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), em Curitiba. Acompanhado do deputado estadual Tião Medeiros e alguns prefeitos da região, KIQ foi acompanhar a rotina de trabalho e saber da possibilidade de uma futura instalação da Ceasa no Noroeste do Estado.

“Disse na semana passada, quando fui eleito presidente da Amunpar, que a instalação de uma sede do Ceasa na nossa região é um dos nossos objetivos. Por isso rapidamente vim a Curitiba para uma visita. Nossa região é extremamente rica e seria muito importante conseguirmos novas políticas públicas que alavanquem ainda mais a produtividade desse setor”, avaliou KIQ.

Para Tião Medeiros, a região Noroeste tem um grande potencial de produção, mas que muitas vezes não é explorado em sua totalidade. “Estamos trabalhando para fazer esta ligação entre o pequeno produtor e o mercador consumidor, buscando assim alternativas de renda para o homem do campo”, explicou o deputado.

Durante toda a visita, KIQ, Tião Medeiros e os demais prefeitos foram acompanhados pelo diretor-presidente da Ceasa, Natalino Avance de Souza, e com o diretor técnico do órgão, Éder Eduardo Bublitz. Outra demanda discutida pelo deputado foi a aproximação de produtores da região Noroeste com os centros de distribuição do Ceasa no Estado, que tem como objetivo melhorar a distribuição de produtos do Noroeste em todas as regiões do Paraná, principalmente da mandioca de mesa, laranja, abacaxi e hortifrutigranjeiros.

Para o diretor-presidente do Ceasa, o órgão tem extremo interesse em ajudar os produtores da região. “O Ceasa tem esse caráter de funcionar também como um agente de políticas públicas. Muitas vezes, comercializamos produtos de outros estados e que poderiam ser do Paraná”, disse. Para o diretor técnico, a região leva outra vantagem em relação a outras: a duplicação da BR-376. “O Noroeste tem uma vantagem logística grande, com uma rodovia duplicada até Curitiba. Isso barateia o frete e aumenta a competitividade”, lembrou.

Atualmente o Ceasa conta com cinco unidades atacadistas no Estado, sendo uma em Curitiba, uma em Londrina, uma em Maringá, uma em Cascavel e uma em Foz do Iguaçu. Nestes espaços se concentra a comercialização de hortigranjeiros no atacado, realizados por comerciantes, atacadistas e produtores rurais.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto