Prefeitos de Paranavaí e Toyohashi celebram os 110 anos da imigração japonesa no Brasil


  

Várias cidades paranaenses fizeram celebrações nesta sexta-feira (20/7) em alusão à data. Em Paranavaí, o prefeito KIQ recebeu o prefeito de Toyohashi, Sahara Koichi, em uma cerimônia que também contou com a presença de membros da comunidade nipo-brasileira local.

Paranavaí e Toyohashi são cidades coirmãs e mantém desde 2007 um programa de intercâmbio na área da educação. Todos os anos, professoras da rede municipal de Paranavaí fazem estágio durante uma temporada em escolas japonesas. E professores de Toyohashi também vêm a Paranavaí para aprender como funciona a educação em nossa rede municipal de ensino.

Prefeitos de Paranavaí e Toyohashi celebram os 110 anos da imigração japonesa no Brasil
Prefeitos de Paranavaí e Toyohashi celebram os 110 anos da imigração japonesa no Brasil

Durante a cerimônia nesta manhã, o prefeito KIQ deu as boas vindas ao prefeito de Toyohashi. Ao discursar, KIQ elogiou o povo japonês e agradeceu a contribuição da comunidade nipo-brasileira no desenvolvimento de Paranavaí. “Foi também graças ao trabalho desses imigrantes que aqui chegaram que a nossa cidade cresceu e se desenvolveu. Somos muito gratos, e tenho certeza de que ainda temos muito a aprender com o povo japonês”.

O prefeito de Toyohashi também falou para o público, contando com a ajuda de uma intérprete local. “É uma honra estar em Paranavaí nesta data tão importante. Quero agradecer aos brasileiros por essa parceria na área da educação. Nós queremos, do fundo do coração, que a educação desta cidade alcance os níveis de meu país. E graças a esse programa de intercâmbio isso pode ser possível”, disse Sahara Koichi.

A vice-prefeita Jeanne Kato preparou uma homenagem aos pioneiros da comunidade nipônica de Paranavaí. Foram entregues diplomas em reconhecimento à contribuição do povo japonês para o desenvolvimento da cidade. “Nesta data tão importante, quando comemoramos os 110 anos da imigração japonesa aqui no Brasil, nós queremos demonstrar nossa gratidão a todos vocês que fazem parte dessa história”, disse a vice-prefeita ao entregar os diplomas para 16 homenageados, membros da primeira geração de japoneses que vivem em Paranavaí.

Também em homenagem a data, a bandeira do Japão foi hasteada junto a bandeira brasileira em frente à Prefeitura de Paranavaí.

Veja a lista dos homenageados:
- Makie Hamano (97 anos);
- Akiko Fukuyama (97 anos);
- Tomie Miyadaira (95 anos);
- Shigueko Oku (95 anos);
- Tsukiko Yamakawa (95 anos);
- Paulo Hashimoto (94 anos);
- Shizue Suguino (93 anos);
- Fumi Shirahigue (93 anos);
- Mitiko Nagashima (93 anos);
- Shizuko Matsukawa (93 anos);
- Mineko Kague (93 anos);
- Tsuyako Hamamura (92 anos);
- Nubuye Suga (92 anos);
- Tsuyako Umeoka (91 anos);
- Fumio Watanabe (91 anos);
- Takashi Oku (91 anos).

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto