Prefeitura apresenta projetos para acomodar os vendedores


  

A Prefeitura de Paranavaí apresentou aos vendedores ambulantes dois projetos para acomodar o comércio que deveria ser ambulante que hoje está espalhado pelo centro da cidade.

A apresentação aconteceu durante reunião no gabinete do prefeito Rogério Lorenzetti, com os ambulantes, secretários municipais e representantes do Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí.

Mais uma vez, ao abrir a reunião, o prefeito Rogério Lorenzetti pediu que a discussão fosse de alto nível e lembrou o papel importante que a categoria tem para o município de Paranavaí. “Vocês são empreendedores. Têm talento. Temos que aproveitar este potencial empreendedor e talentoso, mas tudo dentro da lei”, ressaltou Rogério.

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Silvia Helena Arcoverde Felippe Abbot, apresentou dois projetos para acomodar os comerciantes – um deles para a Praça Brasil, onde está localizado o terminal rodoviário urbano e outro para a Praça Sinval Reis (Xícara).

Na Praça Brasil os comerciantes seriam abrigados numa área única, de 22,40x17,75m, sem delimitação de boxes, os pilares para a sustentação da cobertura seriam de tubo metálico e a cobertura seria de lona, formando tendas triangulares. Os canteiros entre os atuais boxes seriam substituídos por um piso diferenciado. Todas as construções existentes seriam revitalizadas com nova pintura.

Na proposta para a Praça da Xícara, seria utilizada uma área com capacidade para 16 boxes, permitindo a expansão de mais 12, totalizando 26 boxes. Cada boxe teria 1,50x2,50m. A área receberia uma estrutura tubular metálica, com cobertura em policarbonato translúcido. Esta estrutura seria fixada em blocos de concreto para dar maior durabilidade, e para a implantação deste projeto a calçada seria alargada em 3,5 metros. O comércio não obstruiria os caminhos existentes hoje na praça.

ACORDO – O prefeito Rogério Lorenzetti concedeu um prazo até o final do mês para que os vendedores avaliem os projetos e decidam qual o melhor, bem como o local mais apropriado para atender os desejos da categoria. Uma nova reunião deverá acontecer na próxima semana exclusivamente para a discussão dos projetos.

Os vendedores ambulantes manifestaram sua preocupação com o fato de o projeto, após definido, demorar cerca de 90 dias para a sua execução. Enquanto isso, os ambulantes deveriam decidir em ficar provisoriamente entre a Praça Brasil e a Sinval Reis. Como não houve consenso entre os ambulantes, o prefeito Rogério Lorenzetti liberou as duas áreas para os comerciantes até a definição do local.

“Quem quiser se instalar na Praça da Rodoviária, fica lá. Quem preferir a Praça da Xícara pode ir pra lá. É até uma oportunidade para definir qual o melhor lugar”, autorizou o prefeito. Com a liberação das duas áreas, houve acordo entre os ambulantes e a Prefeitura e a solução definitiva está agora a um passo. “Foi uma reunião bastante produtiva. Avançamos muito neste encontro”, comentou Rogério Lorenzetti.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto