Prefeitura e comunidade trabalham para erradicar murtas no município


  

O esforço do município para erradicar as murtas de todo o perímetro urbano e rural está mobilizando os produtores de mudas e a Prefeitura de Paranavaí.

Na manhã desta terça-feira, por exemplo, o secretário de Agricultura, Tarcísio Barbosa, acompanhou o início da eliminação da espécie na Mudas Aflomel. A medida atende as exigências da lei municipal 2.990/2007, que estabelece sanção administrativa para o plantio, o comércio, o transporte e a produção da murta.

O objetivo da lei é garantir que as plantações de laranja, que geram uma riqueza de aproximadamente R$ 150 milhões todos os anos e 10 mil empregos diretos, não sejam atingidas pela doença greening, também conhecida como huanglongbing. A doença é transmitida pelo inseto Diaphorina citri, que se hospeda em todas as variedades cítricas e em murtas, disseminando a bactéria que prejudica as plantações. A murta é, portanto, um importante hospedeiro e, daí, a importância da sua erradicação.

Pensando nas questões econômicas, o secretário Tarcísio Barbosa fez um alerta a todos os produtores de murta e aos cidadãos que possuem a planta ornamental em casa. “É preciso que todos se conscientizem sobre a importância da citricultura na geração de renda e emprego. Se não houver essa consciência, vamos abrir portas para o desemprego”, ressaltou. Por isso, a Prefeitura já está notificando os produtores e a população em geral, para fazer com que a lei seja cumprida. Em cidades do interior de São Paulo a doença “atacou” os laranjais, praticamente inviabilizando a atividade em alguns centros produtores.

Opção por atender requisitos legais e dar exemplo foi o caso de Ana Meurer Potrich, proprietária da Mudas Aflomel. Com aproximadamente 20 mil unidades de murta, ela calculou que vai amargar um prejuízo de mais de R$ 800 mil. “Estou fazendo meu papel de cidadã e cumprindo a lei.” Mas a empresária faz uma advertência. Segundo ela, o problema não está apenas nas plantações de murtas. Para a produtora, é preciso investigar, também, a qualidade dos pomares de laranja, para evitar que mudas doentes sejam a causa da transmissão do greening para outras plantas.

Tarcísio Barbosa disse que, de fato, é necessário fazer exames detalhados em pomares e plantações de laranja. Se houver contaminação, é preciso erradicar as plantas doentes para evitar a proliferação do greening. “Quem tem plantação de laranja precisa reconhecer o esforço dos produtores de murtas e cuidar das próprias plantas, para que todo esse esforço que estamos fazendo valha a pena. A iniciativa privada e produtores de outros municípios precisam tomar as mesmas medidas.”

De acordo com Sônia Vicentini, engenheira agrônoma da Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná), o Estado está entrando em contato com produtores da região para que façam a erradicação de plantas doentes nos pomares e para que evitem o cultivo e o comércio de murtas, especialmente agora que o foco da doença greening foi identificado. Paranavaí possui duas das três indústrias de suco concentrado de laranja do Paraná. A região tem na citricultura um sustentáculo da sua economia. Por isso, não pode correr o risco de ver a atividade comprometida por conta da doença.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto