Prefeitura de Paranavaí é premiada por projeto inovador nas escolas municipais


  

O sistema de reconhecimento facial implantado este ano na rede municipal de educação de Paranavaí foi premiado nesta quinta-feira (26/7) durante o II Fórum Cidades Digitais, realizado no auditório do Sebrae de Maringá. O evento contou com a participação de mais de 30 prefeituras da região noroeste do Paraná, que puderam discutir casos de sucesso no uso da tecnologia para o desenvolvimento dos municípios.

O prefeito Kiq participou do evento como palestrante e apresentou outros exemplos de
sucesso em Paranavaí. “Para nós, fica o orgulho de representar Paranavaí em um evento tão importante como este, que reúne prefeitos de toda a região. Foi uma oportunidade de vermos que nossa cidade está se tornando referência para outras cidades e se transformando em polo regional”, disse Kiq ao fim da palestra.

Reconhecimento Facial – Vencedor do prêmio “Projeto Inovador 2018”, o sistema implantado recentemente em Paranavaí substitui a antiga chamada em sala de aula. Logo na entrada da escola, o aluno registra sua presença usando um aparelho que faz a leitura facial. Além de confirmar a presença, o sistema também envia uma mensagem para os pais quando o aluno falta. “E não é só isso”, complementa o prefeito Kiq. “É um sistema de gestão escolar completo. As notas dos alunos, o histórico escolar e os registros de presença são lançados em um site para os pais acessarem todas as informações. Outro exemplo é na hora da merenda. Todos os dias, as cozinheiras recebem um relatório com o número de alunos presentes. Assim, elas podem fazer a merenda na medida certa, evitando o desperdício de alimentos”, completa o prefeito.

Redes Sociais – Outro exemplo do uso da tecnologia na administração pública está na área da comunicação. Segundo o prefeito de Paranavaí, o município conseguiu reduzir em 83% os gastos com publicidade utilizando as redes sociais. “Cortamos os pagamentos para jornais, rádio e TV, que giravam em torno de quase um milhão de reais por ano. E investimos na contratação de uma equipe especializada na criação de campanhas e conteúdo para as redes sociais. Tivemos um crescimento de quase 300% no número de seguidores em nossas mídias sociais. E o melhor: a um custo infinitamente menor”, diz Kiq.

Diário Oficial Eletrônico – Em maio de 2017, a Prefeitura de Paranavaí mudou a forma de publicação e consulta do diário oficial do município. Trocou a publicação em papel para a eletrônica. “Além de ser ecologicamente correta, pois deixamos de imprimir um grande volume de papel, também estamos gerando uma economia de R$ 500 mil por ano com o diário oficial na internet”, conta o secretário de Fazenda de Paranavaí, Gilmar Pinheiro.

Aplicativo do Asfalto – Um dos maiores problemas de Paranavaí também pode ser resolvido com uma solução inovadora. A buraqueira no asfalto é motivo de grande reclamação da população. E a Prefeitura criou um aplicativo que faz o mapeamento de todas as ruas da cidade. “Assim, os ficais e técnicos do município podem lançar os dados no sistema usando o aplicativo. Dessa forma, a gente consegue monitorar a situação de toda a malha asfáltica, o que nos ajuda a tomar decisões na hora do planejamento deobras de recuperação”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Darlan Alves. Em uma próxima fase, o aplicativo deverá ser liberado para toda a população participar da fiscalização do asfalto na cidade.

O II Fórum Cidades Digitais foi promovido pela Amusep – Associação dos Municípios do
Setentrião Paranaense em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD). O evento,
conforme ressalta o diretor da RCD, José Marinho, tem o objetivo de levar conhecimento aos gestores sobre as possibilidades para tornar os municípios inteligentes. “Essa troca de experiência facilita o planejamento e a execução de iniciativas digitais que melhorem a administração pública e a vida das pessoas”.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto