Prefeitura de Paranavaí lança campanha de coleta seletiva de lixo neste sábado


  

Será lançada neste sábado (17), em Paranavaí, a campanha de coleta seletiva de lixo com o slogan “Não deixe seu futuro ir pro lixo – Separe”. O projeto é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e será dividida em duas etapas: a primeira (entre os dias 17 de outubro e 7 de novembro) tem como objetivo conscientizar toda a população sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem. A segunda será o serviço de coleta dos materiais (como papéis, plásticos, vidros e metais) em todos os bairros, com início marcado para o dia 9 de novembro. O lançamento da campanha será às 9 horas no Teatro Municipal.

Para a etapa de conscientização da população, a secretaria está planejando a realização de diversas atividades como apresentações teatrais nas escolas, distribuição de material informativo, campanha publicitária e visitas aos moradores de toda a cidade. Para as visitas domiciliares, o projeto irá contar, no primeiro momento, com a colaboração de 300 acadêmicos da Fafipa que visitarão as residências com material explicativo e farão uma explanação do que é e como é feita a coleta seletiva.

Encerrada esta etapa, terá início a coleta propriamente dita. Em toda a cidade os caminhões da empresa Transresíduos (a mesma responsável pela coleta do lixo na cidade) passarão recolhendo o material reciclável, seguindo um mapeamento e uma programação de visitas (o caminhão deverá passar duas vezes por semana em cada região recolhendo os materiais).

De acordo com a pesquisa Ciclosoft de 2008, da Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), uma associação sem fins lucrativos, 405 municípios operam programas de coleta seletiva em todo o Brasil. São cerca de 26 milhões de brasileiros que tem acesso a programas municipais de coleta seletiva. Londrina é um desses municípios. Em 2008, a cidade chegou a coletar cerca de 3.500 toneladas ao mês de lixo reciclável.

Hoje, algumas organizações não governamentais calculam que os materiais recicláveis como papéis, vidros, plásticos e metais representam em torno de 40% produzido em um município, podendo chegar a 70% em algumas cidades. Embora proibido por lei, os lixões continuam sendo o destino da maior parte destes e de outros resíduos urbanos produzidos no Brasil, trazendo grandes prejuízos ao meio ambiente e a qualidade de vida da população. Isso porque grande parte dos municípios tem problemas com a falta de recurso para investir na coleta seletiva.

Outras campanhas de coleta seletiva já foram iniciadas em Paranavaí, mas não tiveram continuidade. “A conscientização da população é a palavra chave para que dessa vez tenhamos um resultado diferente”, destacou Eloiza Felippe Mendes, secretária de Meio Ambiente. A ideia agora é contar com o apoio efetivo da população para que 100% dos moradores participem da coleta seletiva e os trabalhos tenham o sucesso esperado.

Mesmo onde já existe o aterro sanitário, as cidades continuam enfrentando o problema do rápido esgotamento da vida útil do aterro, devido a falta de destinação do lixo urbano. Segundo Eloíza, a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas.

O prefeito Rogério Lorenzetti espera a colaboração massiva de toda a população. “Como gestor público e cidadão não posso ficar alheio a essa questão e preciso cuidar do meio ambiente, e é isso que a atual administração vem fazendo, cuidando dos problemas de erosão, da preservação da água e da arborização do município”, ressaltou o prefeito. A cidade já conta com uma plano de arborização pronto que deverá contemplar 100 quadras da área urbana de Paranavaí. De acordo com o plano, serão feitas as podas necessárias e para cada arvora retirada, outras duas serão plantadas.

Para a realização da campanha de coleta seletiva a Prefeitura conta com apoio dos parceiros: Fafipa, Fateci, Unipar, Colégio Marins, Coopervaí, Sesc, Aciap, Codep, Transresíduos, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Laurindo Imóveis, Avícola Felipe, Glevis e Fornilho.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto