Prefeitura decreta luto oficial pelo falecimento do ex-prefeito Benedito Pinto Dias


  

Com pesar, o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes, o delegado KIQ, decretou nesta quarta-feira (17/1) luto oficial de três dias, pelo falecimento do ex-prefeito de Paranavaí e ex-deputado estadual, Benedito Pinto Dias. “É com grande pesar que lamento o falecimento do ex-prefeito Pinto Dias. Com seu trabalho e dedicação, ele contribuiu muito para o desenvolvimento de nossa cidade. Em homenagem à família, à memória e a toda sua contribuição para nossa querida Paranavaí, decretamos luto oficial no município”. Segundo a família, o velório está sendo realizado na Câmara Municipal, e o sepultamento será nesta quinta-feira (18/1), às 10h, no Cemitério Central.

História – Benedito Pinto Dias nasceu em 04 de dezembro de 1927 em Monções, estado de São Paulo. É casado com a Sra. Míriam Barbosa Dias e tem dois filhos: Míriam e Fernando. Em julho de 1954 se mudou com a família para Paranavaí, exercendo atividade agrícola e comercial. Entre 1960 e 1962, foi eleito vereador, presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí e Deputado Estadual. Em 1966 foi reeleito Deputado Estadual. Em 1972 se elegeu Prefeito de Paranavaí, tomando posse em 1973.

Durante seu primeiro mandato, Pinto Dias foi responsável por diversas obras. Entre elas: construção das escolas Marins, Getúlio Vargas, Curitiba, Unidade Polo, Enira de Moraes Ribeiro, reconstrução da escola Hermeto Botelho, desapropriação do terreno para a construção do campus universitário (Unespar – Fafipa). Construção do ginásio de esportes Lacerda Braga, da pista de atletismo do Colégio Estadual e do aeroporto Edu Chaves. Concluído o primeiro mandato de prefeito, Benedito Pinto Dias foi reeleito mais uma vez deputado estadual. Em 1982, foi eleito novamente Prefeito de Paranavaí.

Entre as realizações mais importantes desta época estão a construção da sede da 8ª Subdivisão Policial (delegacia), da capela mortuária, implantação das áreas industriais, implantação e pavimentação de mais de 70% da avenida Tancredo Neves, construção do Pronto Socorro Municipal (P.A.) e possibilitou a instalação da Fundação Bradesco no Jd. Ipê. Em 1988 entregou a Prefeitura de Paranavaí e passou a dedicar-se desde então às atividades particulares, sem, contudo, deixar de participar da vida política e social de Paranavaí e região.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto