Prefeitura doa terreno para construção da Casa de Semiliberdade


  

Mais um importante passo no atendimento a jovens em conflito com a lei será dado em Paranavaí. Trata-se da construção da casa de semiliberdade, que vai atender adolescentes de 12 a 18 anos que cumprem medidas sócio-educativas..

Nessa terça-feira o prefeito Mauricio Yamakawa assinou a escritura doando um terreno de mil metros quadrados do município à Secretaria de Estado da Criança e da Juventude para a construção do local. As obras devem começar dentro de algumas semanas.

O terreno doado pelo município fica próximo ao Fórum Eleitoral. A casa terá seis quartos com capacidade para atender 12 jovens encaminhados judicialmente. O local terá ainda espaço para atividades de lazer, salas para atendimento técnico, entre outras dependências.

Os jovens que vão freqüentar a Casa de Semiliberdade são aqueles que cometeram delitos como roubo e furto. Eles são encaminhados de duas formas: após deixarem o regime interno ou diretamente após cometerem os delitos. Os jovens vão receber atendimento com psicólogas e assistentes sociais e terão acesso a atividades externas: deverão estudar, trabalhar e vão participar de cursos de qualificação profissional visando a inserção na família e sociedade.

Para o prefeito Mauricio Yamakawa, a construção da Casa de Semiliberdade vai consolidar as medidas sócio-educativas já desempenhadas no município. Yamakawa salientou a importância de uma rede para inserir os jovens à sociedade. “Só com o trabalho em conjunto envolvendo família, entidades, órgão públicos é possível recuperá-los”, comentou. Amélia Kamakawa, secretária municipal de Desenvolvimento Social pontuou os benefícios que a casa de semiliberdade vai proporcionar. “O serviço de atendimento aos jovens infratores será ampliado no município”.

Conforme explicou Ricardo Peres da Costa, diretor do Cense de Paranavaí e representante da Secretaria da Criança e Juventude na região, o atendimento prestado pela casa de semiliberdade é mais uma oportunidade de mudança de vida dos jovens e também de preparação para criar vínculos familiares.

Ele mencionou que os recursos para a obra já foram liberados. “Em breve a licitação para o serviço de terraplanagem será iniciada e as obras devem começar em breve”, destacou.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto