Prefeitura encaminha projeto para cessão do antigo prédio do IBC


  

Transformar o antigo prédio do IBC (Instituto Brasileiro do Café), localizado na avenida Heitor Alencar Furtado em um condomínio empresarial com capacidade para abrigar empresas do segmento de metalmecânica. Esta é a proposta da Prefeitura de Paranavaí, que vai encaminhar na próxima semana um projeto para o Governo Federal para a cessão do prédio.

Desde 2005 a Prefeitura está trabalhando para esta mudança. A primeira etapa foi a retirada do prédio da lista de armazéns da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o que ocorreu no ano passado. Desde 2007 o deputado estadual Luís Accorsi está intermediando o processo. Para o prefeito Mauricio Yamakawa é muito importante o município utilizar o espaço do antigo IBC para a geração de emprego. “Os empresários do setor de metalmecânica demonstraram interesse em utilizar o local e estamos trabalhando para aumentar a geração de emprego e renda na nossa cidade”, salienta.

Nesta semana, representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores e empresários estiveram em Arapongas para conhecer o Centro Regional de Negócios (CRN), que funciona no antigo IBC daquela cidade. O CRN é a maior área coberta contínua da América Latina com 68 mil metros quadrados e abriga 40 empresas de vários segmentos. Tom Spigolon, secretário de Desenvolvimento Econômico, explica que em Arapongas o CRN funciona como uma espécie de condomínio onde os empresários pagam aluguel de R$ 1,25 por metro quadrado, além da energia e água. “Em Paranavaí o antigo prédio do IBC tem 13 mil metros quadrados e a previsão de instalar de nove a 12 empresas gerando 300 empregos diretos”, destaca.

Nesta sexta-feira a secretária de Desenvolvimento Urbano, Silvia Sasaki, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tom Spigolon, se reuniram com alguns dos empresários interessados em participar do futuro condomínio empresarial.

O empresário Antônio Gonçalves Vicente da Tooling Equipamentos Óticos é um dos entusiastas para a transformação do prédio em um condomínio empresarial. Há 13 anos no mercado paranavaiense, Gonçalves salienta que precisa ampliar a empresa e que esta é uma grande oportunidade. “Existe uma movimentação dos empresários daqui a exemplo do que aconteceu em Arapongas e Cianorte para a concessão deste prédio”, destaca. “A necessidade é grande e isso vai se reverter em emprego e renda para o município. Os empresários estão contentes e otimistas”, completa.

Para o empresário José Carlos Beckhauser, que também é vice-presidente executivo e coordenador regional da Fiep de Paranavaí, ter um local para concentrar e otimizar os serviços do setor de metalmecânica da cidade, que está espalhado, é fundamental. “O setor de metalmecânica é um agregador de valor e gerador de salários diferenciados pelo nível de tecnologia que agrega”, salienta.

Nadinael José da Silva, diretor comercial da Projeluz, comenta que é uma ótima idéia para o desenvolvimento tecnológico da cidade. “O prédio tem uma ótima localização. Um condomínio empresarial vai absorver mão-de-obra qualificada”, diz.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto