Prefeitura indeniza morador que teve casa afetada por temporal


  

A Prefeitura do Município de Paranavaí indenizou ontem o pedreiro Ailton Menegucci. Ele teve a sua casa demolida quando do temporal de 2006, por determinação da Defesa Civil.

A casa estava em área de risco e ameaçada de desabar. Com a indenização, o pedreiro recomeça, agora numa casa nova em local seguro, que pretende construir.

Desde o temporal ele está abrigado em uma casa do município, no Estádio Natal Francisco, Distrito de Sumaré. Agora ele começa a construir em terreno novo, também no Sumaré, perto da antiga Balfar, igualmente cedido pela Prefeitura. Feliz pelo recomeço, Menegucci, acompanhado da esposa, recebeu o cheque de R$ 61.827,71, cujo recurso será investido na obra da nova casa. “Ficou bom assim”, alegra-se o pedreiro.

A casa antiga de Menegucci era localizada na Rua Rio Grande do Sul, próximo a uma erosão que aumentou por conta da chuva forte. Por medida de segurança, a família foi retirada e a casa demolida. O episódio exige uma reflexão por parte da comunidade, lembra o prefeito Mauricio Yamakawa. Isso porque, no passado, muitos loteamentos foram autorizados em áreas inadequadas e de preservação, como é o exemplo da casa da família indenizada.

Atualmente a Prefeitura só autoriza loteamentos que levem em conta a preservação ambiental e toda a infra-estrutura urbana, incluindo asfalto e galerias de águas pluviais (da chuva). Exemplo de loteamento moderno é o Jardim Oásis, que já nasceu com toda a estrutura necessária. Paranavaí acumula nos últimos anos diversos outros exemplos positivos, como o Loteamento Los Angeles, igualmente urbanizado.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto