Principais mudanças no EstaR só devem acontecer em janeiro de 2010


  

A equipe técnica da Prefeitura de Paranavaí vai analisar as propostas feitas pelo presidente da Aciap, João Roberto Viotto, pelo vice-presidente, José Valdemir Pereira e pelo gerente da instituição, Heli Antonio, durante reunião realizada hoje (20/11) no gabinete do prefeito Rogério Lorenzetti.

Veja também: Alterações no EstaR ainda dependem de estudos técnicos e jurídicos

As medidas sugeridas durante a reunião também serão apreciadas pelo prefeito que voltará a se reunir com a diretoria da Aciap na próxima semana para anunciar a sua decisão. A ideia é encontrar alternativas para as mudanças no Estacionamento Regulamentado (EstaR) levando em consideração o horário diferenciado de funcionamento do comércio no final do ano. Nos próximos dias já deverão acontecer algumas alterações e as principais delas devem começar a valer a partir de janeiro do próximo ano.

A reunião foi acompanhada por profissionais das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Comunicação Social e da Diretoria de Trânsito (Ditran). As mudanças propostas pela equipe da Prefeitura de Paranavaí para o Estar dependem de pareceres técnico e jurídico. O objetivo, conforme explicou o prefeito Rogério Lorenzetti, não é a arrecadação e sim aumentar a efetividade do serviço. Na ocasião, Rogério apresentou a Viotto dados que mostram a queda de quase 50% na efetividade do serviço.

Segundo o prefeito essa queda pode estar ligada a diversos fatores, entre eles a tolerância de 15 minutos, que pode facilitar a ação de usuários que tentam enganar os agentes e também a falta de uma multa que vai além da compra do bloco do EstaR.

“Hoje não se acha um estacionamento no centro de qualquer cidade para deixar o seu carro o dia todo por menos de 5 reais. E da forma como o Estar está funcionando isso é possível, porque você pode deixar o seu carro o dia todo lá e no final o que você deve fazer é comprar um bloco de 5 reais. Isso deve ser mudado e o Estado existe para normatizar essa situação”, explicou o prefeito.

Pretende-se com isso, que o EstaR cumpra com mais rigor o papel fundamental a que se propõe: garantir rotatividade de vagas para que os clientes do comércio tenham mais facilidade para estacionar os carros. Ao oferecer duas horas livres para o estacionamento no centro da cidade, a intenção da Ditran é permitir que as compras rápidas sejam feitas entre meio-dia e 14 horas. Assim, não seria mais necessária a tolerância de 15 minutos antes que a notificação seja aplicada ao motorista. Vale ressaltar que a legislação que instituiu o EstaR em Paranavaí não prevê tolerância para o estacionamento.

Questionado sobre uma possível política de favorecimento a alguns motoristas que acabam deixando o carro estacionado durante o dia todo na mesma vaga, o prefeito Rogério Lorenzetti foi enfático: o comerciante deve fiscalizar os agentes do Estar. Assim, será possível identificar as irregularidades, punir da maneira correta quem estiver envolvido na prática e permitir que o EstaR funcione da melhor maneira possível.

O presidente da Aciap, João Roberto Viotto, disse estar preocupado com o fluxo de veículos à noite, nos dias em que o comércio tiver horário especial de funcionamento nas semanas que antecedem o natal. Também se manifestou quanto ao uso das vagas de estacionamento. Muitos comerciários estacionam os carros em ruas secundárias durante o dia, mas tendem a estacionar em frente às lojas à noite. Uma proposta feita por Viotto, mas que depende de estudos de viabilidade da equipe da Prefeitura, seria a atuação dos orientadores da Ditran durante a noite e a permanência da fiscalização nas tardes de sábado quando o comércio é aberto. Assim haveria mais vagas disponíveis para os consumidores.

Sobre o fluxo de veículos nas vias do centro da cidade, o diretor da Ditran, Antonio Carlos Aguiar, revelou que já está sendo feito um estudo para que os agentes de trânsito estejam nos principais cruzamentos, orientando os motoristas e controlando o tráfego de automóveis. Quanto aos gastos que poderão ocorrer com a mudança no horário do EstaR, Aguiar explicou que não será necessária a fabricação de novas placas. De acordo com ele, serão colados adesivos sobre as 87 placas instaladas na área central a um custo total de menos de R$ 200.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto