Procon vai atender em novo endereço


  

A partir desta quinta-feira, o Procon de Paranavaí vai atender em novo endereço. Depois de quatro anos na Praça Brasil, o órgão de defesa do consumidor passará para a nova sede na rua Minas Gerais 369, na região central do comércio.

Com isso, a Prefeitura estará facilitando ainda mais o acesso dos consumidores. A inauguração será às 8h30. Toda a comunidade está convidada a participar.

A rotina do Procon é bastante agitada. Todos os dias dezenas de consumidores passam por lá em busca de esclarecimentos sobre produtos que adquiriram e deram algum tipo de problema. O serviço de telefonia é apontado como campeão em reclamações. A fila dos bancos e a aquisição de telefones celulares também estão no topo dos protestos. No caso de aquisição de produtos com defeito, os consumidores precisam procurar o Procon munidos com a cópia do RG, CPF e também com comprovante de pagamento e a nota fiscal para analisar se o produto está na garantia.

Já com relação a demora no atendimento bancário, além dos documentos pessoais e comprovante de residência, o consumidor deve apresentar no Procon a senha devidamente carimbada comprovando o tempo em que permaneceu na fila.

A coordenadora do Procon, Camila Trindade Fonseca conta que chegam muitas reclamações sobre o tempo gasto nas filas. “O tempo de atendimento em caixa é de 15 minutos, mas muitas vezes os atendimentos demoram 40, 50 e até 60 minutos”, diz. O órgão de proteção e defesa ao consumidor procede da seguinte forma: quando a reclamação é confirmada, a empresa infratora recebe uma notificação. Se no prazo de 10 dias não solucionar o problema, uma audiência conciliatória será agendada. Se o caso for resolvido, é automaticamente arquivado. Caso contrário, a coordenadora do Procon emite um parecer. Às empresas infratoras cabe multa de 200 a 3 milhões de vezes o valor da UFIR. As empresas ainda podem recorrer na Procuradoria Jurídica do município. Camila orienta aos consumidores que também procurem o Procon nos casos de empréstimo para saber se a taxa de juro é abusiva.

A equipe do Procon é formada por uma coordenadora, quatro funcionários e três estagiários. O novo prédio será mais amplo, com espaço para sala de audiência, mesas individuais de atendimento, entre outras melhorias.Serviço: A inauguração será nesta quinta-feira às 8h30. Toda a comunidade está convidada a participar.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto