Procuradoria do município encaminha cerca de 80 processos de dívida ativa para execução


  

A Procuradoria Jurídica do município de Paranavaí encaminhou ontem (55/05) ao judiciário cerca de 80 processos de contribuintes que estão em dívida ativa fiscal para execução. Quem tem impostos municipais atrasados pode procurar a divisão de receita do município para renegociar a dívida, que pode ser parcelada em até 36 vezes, com parcelas mínimas de 30 reais.

Procuradoria do município encaminha cerca de 80 processos de dívida ativa para execução
Procuradoria do município encaminha cerca de 80 processos de dívida ativa para execução

De acordo com a lei, o que acontece basicamente é que na virada de cada ano os tributos vencidos (e com todos os prazos para o seu pagamento esgotados) são automaticamente inscritos em dívida ativa, e desta forma podem ser cobrados judicialmente. Os processos que estão sendo enviados para execução são dívidas vencidas entre os anos de 2004 a 2008.

Segundo consta na Lei de Responsabilidade Fiscal, os prefeitos são obrigados a fazer a cobrança sob pena de responder por crime de renúncia de receita. “Se o prefeito não cobra a dívida, isso se caracteriza como renúncia de receita”, explica Antonio Homero Madruga Chaves, Procurador Geral do município.

O secretário de Gestão Pública do município, Gilmar Pinheiro, lembra que os imóveis que estão em dívida poderão ser penhorados e alienados em leilão público. Ele sugere que quem estiver com o nome na lista de devedores procure o setor para acertar a dívida o quanto antes já que depois de protocolado o processo no fórum, ocorre um aumento no valor, devido as custas processuais.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto