Programa promove o surgimento de empresas no ambiente acadêmico


  

De fevereiro a novembro deste ano, universitários de Paranavaí participaram do Startup Garage, programa desenvolvido por meio da parceria entre Sebrae/PR e Faculdade UniFatecie, que fomentou o empreendedorismo entre os participantes ofertando orientações, apoio e subsídios para auxiliar no surgimento de negócios inovadores.

Programa promove o surgimento de empresas no ambiente acadêmico e, em Paranavaí
Programa promove o surgimento de empresas no ambiente acadêmico

A iniciativa acompanha as futuras empresas até estarem prontas para ingressar no mercado. No período o Programa recebeu sete ideias de negócios, quatro delas foram apresentadas a uma banca avaliadora e duas constituídas, formalmente. Uma destas novas empresas é de Rodolfo Pomin, que ao lado de outros dois sócios formou um grupo composto por programador, especialista em marketing e advogado. Juntos, criaram uma empresa que produz conteúdos presenciais e online para estimular o empreendedorismo no setor da advocacia.

“Como advogado eu sentia a dificuldade em gerir os escritórios como empresários. Pensando nisso, criamos um site que foi validado no mercado, teve aceitação do consumidor e está gerando vendas. Participar do Startup Garage foi uma experiência única que me permitiu pensar de forma mais ágil e dinâmica. Mudou até mesmo a forma como administro o meu escritório de advocacia”, conta Rodolfo.

A outra empresa que foi formalizada durante o programa foi a de Vinicius Barros, que desenvolveu uma rede social especializada em oferecer serviços e informações para o público universitário. A plataforma já tem usuários em Paranavaí e também no Paraguai. “Fizemos parcerias com associações desportivas de cursos de graduação, o que nos permitiu entender as necessidades destes grupos e também ter uma aceitação mais rápida. Eu e meus sócios tínhamos a ideia do negócio, mas não sabíamos como tornar isso real. O programa nos ajudou e possibilitou que o sonho de empreender se concretizasse”, assegura.

O Startup Garage faz parte de um conjunto de ações que o Sebrae/PR desenvolve para fortalecer o ecossistema de empreendedorismo do Paraná e disseminar a cultura empreendedora, oferecendo condições para o surgimento de novas startups. Consultor do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, avalia a experiência como exitosa.

“Neste ano o programa está acontecendo em seis instituições de ensino superior no Paraná e a primeira das iniciativas a ser concluída é a de Paranavaí. Finalizar as atividades com a formalização de duas novas empresas mostra que cumprimos o nosso objetivo de estimular o surgimento de novos negócios”, destaca.

Para a realização das atividades, foi criado na sede da instituição, especificamente para o programa, o Laboratório de Startups, um espaço exclusivo para a programação empreendedora. Lá, os participantes passaram por workshops, mentorias e videoaulas.

Diretor de ensino e pós-graduação da UniFatecie, Daniel de Lima, diz que a instituição constatou o envolvimento da comunidade acadêmica, contando com a presença de vários alunos da graduação de cursos diversos e egressos ingressaram no Garage.

“Esse programa trouxe muitos benefícios, mostrando principalmente aos acadêmicos que é possível empreender ainda na academia, e como fazer, gerando e desenvolvimento ideias de negócios inovadores e Startups. Desejamos realizar o ciclo 2019 na UniFatecie, que inclusive já está tendo grande procura por parte dos acadêmicos”, destaca Lima.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto