Projeto Bairro Empreendedor conclui mais uma edição em Paranavaí


  

Abrir uma empresa e ter um planejamento que possibilite a boa inserção dessa empresa no mundo dos negócios.

O bom empreendedor precisa estar atento ao que é preciso para alcançar o sucesso e, para ajudar nessa tarefa, o Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Paranavaí, desenvolve desde 2005 o Projeto Bairro Empreendedor. O encerramento das atividades deste ano foi realizado na última terça-feira, na sede da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil - do município.

Durante a cerimônia que marcou o término dos cursos, empreendedores e acadêmicos da Fafipa e da Unipar, que participaram do projeto, agradeceram a oportunidade de aprender a desenvolver planos de negócios que podem fazer a diferença para o empresário e manifestaram a satisfação em conhecer caminhos para alcançar o sucesso no empreendedorismo.

O prefeito de Paranavaí, Mauricio Yamakawa, parabenizou os participantes do projeto que chegaram até o final e destacou a importância de iniciativas assim para a formação de empreendedores capacitados que fortaleçam a economia local.

Desta vez participaram pessoas da Vila City, Provopar e Sumaré. Ao todo foram 267 participantes e mais de 90 reuniões até a conclusão das atividades. Segundo informações do Sebrae, em 2005 cinco bairros foram atendidos pelo projeto e 104 pessoas concluíram o curso. No ano passado o projeto chegou a dois bairros e teve um saldo de 37 novos planos de negócio.

A coordenadora do projeto, Maria Esmenia Locchete Varela, disse que bons frutos têm sido colhidos e o envolvimento da comunidade é grande. “Ser empreendedor é para quem tem um sonho. O projeto prepara o empreendedor para enfrentar ameaças e oportunidades e mostra a importância de se construir um plano de negócios. São passos que evitam a mortalidade da empresa por falta de preparo”, esclareceu a coordenadora.

Para a gerente do Sebrae, Andréa Dias, a expectativa com o término do curso é de que o pessoal monte empresas, gerando desenvolvimento para o município e renda para diversas famílias. “É preciso mudar as características e em vez de buscar bons salários, investir em bons empreendimentos e colocar as idéias para funcionar”, ressaltou.

O objetivo do Projeto Bairro Empreendedor é a promoção e o aumento da geração de renda, pela educação empreendedora, com o propósito da construção do desenvolvimento social e econômico sustentável da comunidade. É voltado para desempregados, jovens, estudantes, trabalhadores autônomos, micro e pequenos empreendedores, formais e informais, residentes nos bairros, com interesse em empreender.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto