Projeto da coleta seletiva de Paranavaí é destaque em evento estadual


  

Foi realizada na última semana, em Curitiba, o encontro do G22, os 22 municípios polos do Paraná que também são os municípios que mais geram resíduos no estado. As reuniões do grupo, realizadas mensalmente, tentam buscar estratégias para a melhor destinação dos resíduos, de forma a não impactar o meio ambiente.

Na ocasião, a secretária municipal do Meio Ambiente, Eloíza Felipee Mendes, apresentou o projeto da coleta seletiva de lixo implantado em Paranavaí no ano passado.

“A apresentação do nosso projeto despertou grande interesse por parte de todas as lideranças municipais presentes no evento. Muitos deles solicitaram informação e disseram que pretendem implantar o projeto em suas cidades. O projeto foi considerado referência no estado, já que, logo nos primeiros meses, conseguiu atingir números expressivos, superiores ao de municípios que fazem a coleta seletiva há anos”, explicou Eloíza.

Segundo ela, antes do lançamento do projeto, a Coopervaí (Cooperativa de Seleção de Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços de Paranavaí) coletava, em média, de 30 a 35 toneladas/mês de lixo reciclável. Com o início do projeto, esse número triplicou, chegando a coletar, em média, cerca de 100 toneladas/mês de lixo reciclável.

Para Eloíza, o sucesso do projeto em Paranavaí se deve a um esforço conjunto da população, Prefeitura de Paranavaí, através da Secretaria de Meio Ambiente, cooperativa, empresa Transresíduos e demais parceiros. “Todos tiveram igual importância para o bom andamento deste projeto. Hoje, finalmente, a população está entendendo a importância da coleta seletiva e da reciclagem para a nossa cidade e para o meio ambiente como um todo”, destacou.

Durante o encontro do G22, as lideranças discutem também a destinação dos resíduos sólidos item a item, incluindo baterias, isopor, gesso, lâmpadas, latas de tintas, entre outros. Desta forma, na reunião da última semana, Paranavaí foi a cidade escolhida para desenvolver o projeto piloto de coleta seletiva de latas de tintas.

Sendo assim, dentro dos próximos dias a cidade deverá receber uma equipe da empresa fabricante das latas para tratar da destinação destas embalagens. Depois de iniciado o projeto, Paranavaí deverá se reunir ainda com os municípios da Amunpar a fim de desenvolver a ação também nos municípios da região.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto