Projeto de coleta seletiva de Paranavaí é destaque em material de divulgação da Tetra Pak


  

O projeto de coleta seletiva de lixo de Paranavaí, implantado em outubro de 2009, foi destaque em um material de divulgação da multinacional Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. No material “Em dia com a reciclagem”, que divulga ações desenvolvidas nesta área, as cidades de Paranavaí e Teresópolis (RJ) aparecem como exemplo de municípios que implantaram pequenas ideias e colheram grandes resultados.

Uma outra matéria, intitulada “Programa dobra volume da coleta”, fala exclusivamente sobre o projeto de Paranavaí e relata o processo de implantação do projeto de coleta seletiva na cidade e os resultados obtidos até o momento.

O texto destaca ainda o amplo trabalho de conscientização e divulgação do projeto junto à população, a participação da comunidade, as palestras educativas e peças teatrais apresentadas para mais de 15 mil crianças, o convênio com a Fafipa, que destinou 350 estagiários para fazerem visitas domiciliares com entrega de folderes e a parceria com a Coopervaí (Cooperativa de Seleção de Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços de Paranavaí), que recebe o material coletado e que praticamente dobrou o volume mensal de materiais recicláveis a partir da implantação do sistema, ultrapassando as 80 toneladas/mês.

O material ainda destaca: “Para se ter ideia da evolução na coleta, basta dizer que somente no primeiro trimestre de 2010, foram coletadas 256 toneladas de materiais, o que corresponde a quase 40% de tudo o que foi recolhido no ano de 2009”.

Responsabilidade social - A Tetra Pak, que é parceira do Governo Estadual no programa Paraná e Tetra Pak em Ação, cedeu uma prensa e uma esteira elétrica de separação de materiais recicláveis para a Coopervaí no ano passado. O equipamento vem colaborando significativamente com o trabalho dos cooperados e com o aumento da quantidade de materiais separados.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto