Projetos em análise no Ministério das Cidades podem ser incluídos no PAC 2


  

Projetos de drenagem em análise no Ministério das Cidades e que, juntos, exigirão investimentos da ordem de R$ 6 milhões, poderão ser inseridos no PAC 2, a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. Os projetos apresentados pela Prefeitura de Paranavaí necessitaram de complementação e, nesta quinta-feira, o prefeito Rogério Lorenzetti entregou os documentos solicitados no Ministério das Cidades.

O gerente de projetos do Ministério das Cidades, Valdecir Medeiros, informou ao prefeito Rogério Lorenzetti, que, atualmente estão sendo analisados e adequados os projetos para a próxima fase do PAC. “Se houver recursos, poderão ser liberados ainda este ano. Se não houver recursos este ano, deverão ser incluídos no PAC 2, que deve começar em janeiro”, disse ele. “O importante é estar com o projeto pronto para ser executado”, completou.

Os projetos em análise preveem galerias de águas pluviais na Rua X do Jardim Morumbi, na Vila Alta, na Chácara Jaraguá e na chamada Bacia do Cemitério, que deve receber um canal de concreto. Originalmente, o projeto previa apenas as galerias, mas o Ministério das Cidades solicitou a inclusão de pavimentação em alguns pontos, o que já foi feito.

“Iniciamos o trabalhos para a implantação das galerias nestes pontos críticos ainda no primeiro semestre num contato que tivermos com a ministra Dilma Roussef, da Casa Civil da Presidência da República, a quem solicitamos recursos do PAC para as obras. Depois conversamos com a secretária-executiva do PAC, Mirian Melchior, que nos orientou a apresentar os projetos no Ministério das Cidades. Em setembro, nosso vice-prefeito Alziro (Melli Lopes) esteve novamente no Ministério pedindo agilidade na análise e agora tivemos um novo contato, trazendo os documentos que nos foram solicitados. Istgo significa que o projeto está avançando”, explicou o prefeito Rogério Lorenzetti.

O prefeito está otimista. “Se não houvesse chances de aprovação, o Ministério não teria pedido novos documentos, nem colocado para a nova seleção dos projetos que serão incluídos no PAC. E, em nosso contato hoje com o gerente de projetos, Valdecir Medeiros, ele nos deu esperanças e até acenou com a possibilidade de Paranavaí ser contemplada com outros projetos, como o “Saneamento para todos” e linhas de crédito viabilizados pelo próprio ministério. São recursos do FAT e do Fundo de Garantia, que podem financiar obras de infra-estrutura”, explicou Rogério.

Medeiros conheceu a minuta do projeto que o prefeito Rogério Lorenzetti está iniciando as negociações com a JICA, a agência de cooperação do Japão. Para resolver definitivamente todos os problemas de erosão, drenagem e pavimentação de Paranavaí seriam necessários recursos superiores a R$ 170 milhões. Ele ficou com uma cópia da minuta.

O prefeito determinou, por telefone, de Brasília, à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano que acompanhe os projetos em análise no Ministério das Cidades. “A secretária Silvia Arcoverde vai fazer o acompanhamento técnico e o Gabinete do Deputado Ricardo Barros fará o acompanhamento político. Vamos envidar todos os esforços para a aprovação destes projetos”, garantiu Rogério Lorenzetti.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto