Propostas para 2009 foram apresentadas na Câmara


  

“Um trabalho muito importante, porque mostra o que vai ser feito no próximo ano e aponta metas e prioridades do município com responsabilidade.”

Foi assim que o prefeito de Paranavaí, Mauricio Yamakawa, deu início à Audiência Pública que apresentou para a comunidade a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2009. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, contou com a presença de integrantes da administração municipal, vereadores e representantes da comunidade.

Durante a Audiência Pública, foram apresentados os projetos que cada secretaria municipal pretende realizar no próximo ano, quais são as aquisições necessárias e que obras devem ser executadas. “A LDO é um instrumento de planejamento que orienta a elaboração e a execução do orçamento público”, explicou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Silvia Sasaki. Segundo ela, os investimentos feitos a partir das previsões da LDO são contrapartidas do município, ou seja, recursos próprios.

Gastos com materiais utilizados no dia-a-dia, aquisição de veículos, equipamentos, manutenção de convênios, cursos profissionalizantes, eventos culturais, ações de promoção da saúde e de melhoria das condições de aprendizagem. Obras de combate a desastres naturais e de revitalização de vias públicas, manutenção e ampliação do aterro sanitário, promoção do desenvolvimento sustentável entre os produtores rurais, implantação de novos parques industriais e dezenas de outras ações foram elencadas na LDO.

A Prefeitura de Paranavaí, de acordo com determinações do Tribunal de Contas, precisa encaminhar a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a Câmara de Vereadores até o dia 1º de junho, tendo, portanto, pouco menos de um mês. Após a data de encaminhamento, os vereadores têm até 75 dias para realizar possíveis alterações no documento, através de emendas, e, então, devolvê-lo à Prefeitura.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto