Rodada de negócios expõe produtos de pequenas agroindústrias em Paranavaí


  

No próximo dia 15, representantes de 25 agroindústrias se reúnem para expor cerca de 70 produtos; iniciativa é do Sebrae/PR e visa aproximar produtores, empresários e programas governamentais.

A produção das pequenas agroindústrias vinculadas à Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) ficará mais próxima de canais de comercialização no próximo dia 15. É que o Sebrae/PR, com o apoio de entidades parceiras, realiza em Paranavaí uma rodada de negócios com 25 produtores rurais. O evento será palco para a apresentação de cerca de 70 produtos agroindustrializados, como bolachas, embutidos, queijos, panificação, entre outros.

A iniciativa acontece no escritório do Sebrae/PR em Paranavaí, das 10 às 12 horas, onde serão reunidos produtores de Cruzeiro do Sul, Alto Paraná, Nova Londrina, Santa Isabel do Ivaí, Querência do Norte e Paranavaí. O objetivo, segundo o consultor do Sebrae/PR em Maringá, Joversi Luiz de Rezende, é estimular negociações entre agroindústrias, empresários e programas governamentais, como a compra direta e a merenda escolar.

A rodada de negócios deve fomentar negociações entre a agroindústria familiar e o comércio local e também vai fornecer aos produtores informações sobre qualidade de produtos. Além disso, será apresentado um caso de sucesso na agroindústria de Paranavaí. “É uma grande oportunidade para os produtores alcançarem prefeituras e empreendimento, ampliando a rede de contatos”, afirma Joversi Rezende.

Segundo a instrutora do Sebrae/PR e coordenadora de trabalhos da agroindústria na região da Amunpar, Luciane Udenal, a rodada de negócios é uma situação propícia para os produtores informarem sobre como os empresários podem se tornar fornecedores. “Esperamos diminuir as barreiras entre produtores e redes atacadistas e de supermercados, garantindo novas possibilidades de renda para micro e pequenas agroindústrias”, declara Luciane Udenal.

Projeto
O evento reúne produtores que participam do Projeto Desenvolvimento das Agroindústrias do Noroeste do Paraná, uma iniciativa do Sebrae/PR, em parceria com entidades, que oferece um leque de soluções para garantir a eficiência no processo produtivo e a conquista de novos mercados.

No Projeto, os produtores recebem orientações para promover negócios, fortalecer a organização das agroindústrias em redes de cooperação do setor de agronegócios, auxílio para inserir valor em produtos primários e, ainda, orientações para aperfeiçoar as áreas de gestão, comercialização e acesso à tecnologia.

De acordo com o consultor Joversi Rezende, as ações do Projeto ampliaram as oportunidades para as micro e pequenas agroindústrias. “Fazendo uma retrospectiva, no início dos trabalhos, esses produtores não tinham atuação de mercado. Hoje, com as capacitações e orientações, conquistaram clientes e as rodadas de negócios são importantes canais de comercialização”, reforça o consultor do Sebrae/PR.

Mais informações sobre o Programa Desenvolvimento das Agroindústrias do Noroeste do Paraná ou sobre a rodada de negócios podem ser obtidas junto ao Sebrae/PR em Paranavaí, que fica na Rua Souza Naves, 935, Jardim São Cristovão, telefone (44) 3423-2865.

Parceiros
A rodada de negócios é uma realização do Sebrae/PR em parceria com o Governo do Paraná, por meio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab); Centro Universitário de Maringá (Cesumar); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Amunpar e Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto