Sancionado projeto de lei que cria diretorias especiais de Pavimentação e Iluminação Pública


  

O prefeito Rogério Lorenzetti sancionou nesta semana o projeto de lei que cria a Diretoria Especial de Pavimentação (Despa) e a Diretoria Especial de Iluminação Pública (Desip), na Secretaria Municipal de Infraestrutura. Vale ressaltar que, para reforçar a estrutura das duas diretorias, está em tramitação na Câmara um outro projeto de lei que vai criar cargos concursados de engenheiro eletricista, engenheiro civil com especialização em pavimentação, técnico em pavimentação, entre outros.

À Diretoria Especial de Pavimentação cabe realizar a execução e fiscalização dos serviços de pavimentação e obras de manutenção, conservação e reparos em vias públicas pavimentadas, manter a usina de asfalto em condições normais de funcionamento, entre outras funções que permitirão ao município retomar a sua capacidade de manutenção da malha viária, conforme afirma o prefeito Rogério Lorenzetti.

Segundo ele, a criação da diretoria se faz necessária, principalmente, devido à chegada da usina de micropavimento asfáltico ao município. Com o equipamento, a cidade dará início a um programa permanente de manutenção da sua malha asfáltica.

Com relação à Diretoria Especial de Iluminação Pública compete a ela coordenar a elaboração de projetos e execução de obras pelo quadro técnico referente ao Sistema de Iluminação Pública, analisar os requerimentos e encaminhá-los para o atendimento, coordenar a fiscalização de obras em andamento, bem como cumprir todas as medidas legais para que sejam finalizadas com qualidade e transparência, entre outras atividades.

Outro grande objetivo desta diretoria será a implantação da iluminação rebaixada. Nesse sentido, o município deve licitar em breve mais uma caminhonete que irá agilizar a implantação deste tipo de luminárias e melhorar os serviços de manutenção do sistema de iluminação pública municipal.

No ano passado, a Prefeitura reassumiu o acervo de iluminação pública do município, que antes pertencia à Copel, com o objetivo de executar um novo projeto de iluminação. Desta forma, passou a ser responsabilidade do município manter iluminadas, nos padrões técnicos recomendáveis, as ruas, avenidas e outras vias de domínio público e uso comum, assim como fazer o atendimento ao público e executar obras para melhorias e ampliação dos serviços.

156 – A intenção do município é que, principalmente com relação à reposição de lâmpadas queimadas, os serviços sejam executados em um espaço de tempo ainda menor do que as equipes levam para realizar atualmente. Para isso, basta a população ligar no telefone da Ouvidoria, no 156, e fazer a sua solicitação.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto