Sanepar alerta a população a fazer uso racional da água



A Sanepar alerta a população de Paranavaí a fazer uso racional da água, diante da escassez hídrica que afeta o município. A falta de chuvas regulares nos últimos meses reduziu 60 cm do nível da Lagoa Arara, responsável por 80% do abastecimento da cidade. A vazão caiu de 200 litros/segundo para 120 litros/segundo. Mesmo assim a estação de tratamento de água passou a operar num maior período de tempo, aumentando a produção em 11%, devido ao aumento da demanda devido às altas temperaturas.

Com a persistência da estiagem, a Sanepar solicita a colaboração da população para que o consumo de água seja priorizado para alimentação, higiene pessoal e limpeza da casa, sem desperdícios.

Importante relembrar algumas recomendações para manter o uso racional e consciente da água:
- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
- A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.
- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

A orientação é evitar desperdícios. A Sanepar conta com a colaboração de todos!

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br






Design by Gustavo Picoloto