Secretaria de Agricultura aponta mais estragos causados pela chuvarada


  

O grande volume de chuva dos últimos dias resultou em prejuízos para a área rural de Paranavaí. Foram três pontes destruídas (água da Palmeirinha, ponte do Duti e água do 10) e muitas estradas rurais danificadas. Por causa das erosões nas estradas, o escoamento de leite feito pelos caminhões-tanque e o transporte de frango estão prejudicados. Dificuldade também para levar ração para os aviários. A solução para o problema tem sido a utilização de máquinas da Prefeitura de Paranavaí para auxiliar no tráfego desses veículos que utilizam as estradas rurais.

Veja também:
Reconstrução dos estragos causados pela chuva vai demandar tempo, afirma secretário
Chuvas provocaram desabastecimento de água

De acordo com a secretária de Agricultura, Eralda Garcia, a medida é paliativa e a recuperação de todas as estradas prejudicadas pelas chuvas, assim como das pontes, pode demorar, porque a terra precisa estar seca para os trabalhos serem realizados e a extensão dos estragos é grande.

Na ponte água da Palmeirinha, na estrada Alto do Café, mais estragos foram registrados
Na ponte água da Palmeirinha, na estrada Alto do Café, mais estragos foram registrados

A enxurrada causada pela chuvarada também causou prejuízos nas lavouras. O plantio recente de mandioca e de hortaliças sofreu danos irreparáveis, com queda na produtividade, graças às erosões que se formaram no campo. Conforme explicou a secretária de Agricultura, Eralda Garcia, um agravante da situação foi o mau uso do solo. Muitos produtores rurais não utilizam as técnicas adequadas de escoamento da água, o que torna o problema das chuvas ainda maior. Eralda informou, ainda, que muitos trabalhadores rurais estão parados e lembrou que as farinheiras também estão operando com índice mais baixo de trabalho.

Transporte escolar - Com as voçorocas abertas por causa das fortes chuvas, muitas estradas rurais estão sem condições de tráfego. Por isso, o transporte escolar não consegue chegar a alguns lugares na área rural e as crianças não estão indo para a escola.

Em outras situações, o ônibus escolar precisa percorrer um trajeto mais longo para chegar até algumas propriedades rurais próximas a estradas onde foram formadas grandes erosões. De acordo com Eralda, a Prefeitura já está tomando as providências para solucionar o problema do transporte escolar na área rural.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto