Secretaria do Trabalho promove encontros regionais dos direitos da pessoa idosa


  

Os escritórios regionais da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (Setp) realizam neste mês uma série de encontros para debater e propor melhorias para as pessoas maiores de 60 anos. Nesta terça-feira (20) aconteceram os eventos nas regionais de Paranavaí e Umuarama.

Em Paranavaí, 160 pessoas participaram da reunião. São membros da sociedade civil, técnicos da Secretaria do Trabalho e autoridades das 28 cidades que compõem o escritório. O objetivo em comum é avaliar o processo de reestruturação e construção da Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Mais de 200 pessoas participaram do encontro em Umuarama. Cada um dos 23 municípios da regional trouxe seus representantes da 3ª idade e juntos discutiram propostas para melhorar as políticas públicas e a qualidade de vida dos idosos. Os resultados serão encaminhados para a conferência estadual, programada para junho.

“Os encontros são importantes e decisivos para o surgimento de propostas. Além disso mostra que a sociedade realmente está interessada em fazer o melhor para as pessoas idosas. Aliás, esta é também uma preocupação do Governo do Estado”, defende o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia.

Segundo dados do Bem Estar Social de Umuarama, a cidade tem hoje cerca de 9 mil idosos que representam pouco mais de 9% da população. O chefe do escritório regional da SETP de Umuarama, Arecidio Cassiano Júnior, que na ocasião representou o secretário Nelson Garcia, falou do crescimento do número de idosos na cidade e da importância destas pessoas. “Nós só temos a agradecer os idosos pela sabedoria, pela força de vontade de viver e pelos ensinamentos que nos tornam pessoas cada vez mais preparadas para enfrentar as dificuldades de nossas vidas”, afirma.

O chefe do escritório regional da SETP de Paranavaí, Agamenon Arruda de Souza, defendeu os encontros como formas de incentivar a criação de soluções para os problemas atuais e antecipar melhorias para o futuro. “Quando todos se unem para encontrar caminhos e melhorias as chances de sucesso são imensamente maiores”, comentou.

Na opinião do presidente da Associação dos Municípios entre Rios (Amerios) e também prefeito da cidade de Xambrê, Rodrigo Jarenko Ziliotto, depende de cada um reivindicar seus direitos e buscar um futuro digno e honroso. “Um jovem não conhece a mente de um idoso, pois ainda não chegou a essa idade, já o idoso tem o conhecimento das necessidades dos mais novos”, disse.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto