Secretaria Municipal de Agricultura vacinou mais de 330 animais contra a febre aftosa


  

A Secretaria Municipal da Agricultura vacinou aproximadamente 330 animais de 46 diferentes propriedades contra a febre aftosa durante a campanha nacional de vacinação, em maio deste ano. O trabalho foi realizado junto as pequenas propriedades rurais localizadas na periferia do município e correspondeu a expectativa da Secretaria, que era imunizar cerca de 300 animais, ou 100% dos animais dessa localidade sob a responsabilidade do órgão.

Veja também: Campanha de vacinação contra aftosa atinge 96,59% de cobertura no Paraná

A fiscalização da febre aftosa é de responsabilidade da Secretaria de Estado. O que o órgão municipal faz é cooperar nas campanhas de vacinação oficiais, que acontecem 2 vezes ao ano, fazendo a vacina em animais de propriedades da periferia, que possuem um rebanho bem pequeno.

Na prática, cada frasco da vacina possui no mínimo 10 doses do material. Como muitas dessas propriedades possuem menos de 10 animais, a Secretaria adquire a vacina e repassa para os proprietários cobrando apenas por dose, já que muitas são propriedades sem estrutura. Além disso, há também o cuidado com o transporte e a refrigeração do material.

No final da campanha, a equipe da Secretaria declara a lista dos proprietários e o número de animais vacinados para a unidade veterinária do município, que trabalha com o controle da imunização.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto