Seminário orientou sobre compra de gêneros da agricultura familiar para alimentação escolar


  

Foi realizado hoje, 21/06, no anfiteatro da Unipar, o Seminário de formação para compra e venda de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimentação escolar.

Seminário orientou sobre compra de gêneros da agricultura familiar para alimentação escolar, em Paranavaí
Seminário orientou sobre compra de gêneros da agricultura familiar para alimentação escolar

O evento, que reuniu dezenas de agricultores, organizações da agricultura familiar, técnicos, professores, nutricionistas e gestores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), buscou capacitar os envolvidos na comercialização e aprimorar os instrumentos e procedimentos necessários à compra e venda dos gêneros alimentícios.

Um dos principais temas do seminário foi o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a Lei 11.947 e Resolução 38 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que determina que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal para a merenda escolar devem ser usados na aquisição de produtos da agricultura familiar, sem necessidade de licitação.

Além disso, também foram debatidas as normas operacionais para aquisição da agricultura familiar e o processo de construção da oferta e cardápio com produtos locais, políticas públicas para a agricultura familiar, apresentação dos modelos de chamada pública, projeto de venda, contrato e termo de recebimento, e apresentação de experiências de municípios da região, onde os agricultores familiares já estejam fornecendo produtos pelo PNAE.

O prefeito Beto Vizzoto, de Paraíso do Norte, falou em nome do presidente da Amunpar, Pedro Ruiperes, e destacou a importância da agricultura familiar para a região noroeste do Estado. Segundo Beto, este tipo de agricultura tem recebido investimentos significativos nos últimos anos e atribuiu isso a política pública do atual Governo Federal.

Também participaram do evento o ex-prefeito de Cruzeiro do Oeste e vice-presidente licenciado da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Zeca Dirceu, o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) do Paraná, José Leitão, a secretária da agricultura, Eralda Daminelli e o representante do MDA, Márcio Pessati.

O evento contou ainda com a presença da secretária da Educação, Cida Gonçalves, do chefe regional da Emater, Edson Siqueirolo, do chefe do escritório regional da Secretaria Estadual do Trabalho, Agamenon Arruda de Souza, do ex-secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Valter Bianchini, prefeitos e secretários da região da Amunpar, autoridades e lideranças locais.

O encontro foi coordenado pela delegacia federal do MDA do Paraná com o apoio da Prefeitura de Paranavaí, através das secretarias de Agricultura e Educação, Amunpar, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Emater e Consea-PR.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto