Serviço funerário é regulamentado em Paranavaí pela primeira vez


  

Dentro de dez dias será assinado o contrato com as empresas que farão a prestação de serviços funerários em Paranavaí.

Trata-se da primeira concessão onerosa feita pelo município, que vai resultar em uma arrecadação de mais de R$ 300 mil para serem investidos em melhorias para a comunidade. Mais uma vez a gestão municipal é pioneira, pois regulamenta de forma inédita o serviço na cidade.

Com a implantação da concessão onerosa, as empresas irão investir no município e na estrutura de apoio para oferecer os serviços. O dinheiro arrecadado pelo processo de concorrência traz uma mudança imediata com a reforma da capela mortuária, além da aquisição de novos equipamentos que irão garantir maior qualidade no atendimento à população.

O acesso a informações sobre preços e produtos é outra mudança que os serviços prestados pelas empresas funerárias sofrerão. Apesar de não haver reclamações protocoladas pelo município, a concessão prevê tabelamento de preços e fiscalização, para que os direitos do consumidor sejam garantidos. Atualmente não existe fiscalização que acompanhe essa evolução, protegendo o direito das famílias.

Outra vantagem para a comunidade com o novo formato é a gratuidade na prestação dos serviços para quem não tem condições de pagar. Conforme o decreto 9.621/07, que regulamenta o serviço funerário em Paranavaí, o benefício será garantido a pessoas comprovadamente de baixa renda.

Seis empresas participaram do processo de licitação, aberto para funerárias de todo o Brasil. As quatro escolhidas foram: Santa Luzia, Santa Maria, Prever e Devile. Os envelopes com as propostas feitas pelas empresas foram abertos na última quarta-feira e não houve manifestação de recursos por parte das concorrentes. A homologação foi feita nessa segunda-feira. Atualmente seis empresas prestam serviços funerários em Paranavaí e os novos trabalhos serão oferecidos a partir da assinatura do contrato ainda neste mês.

Outra inovação feita durante a gestão do prefeito Mauricio Yamakawa foi a construção do Cemitério Parque Municipal Recanto da Saudade, no final do ano passado. Estimativas feitas por técnicos da prefeitura indicam que o local tem capacidade para atender a demanda dos próximos 100 anos, resolvendo o problema de falta de espaço enfrentado pelo Cemitério Municipal de Paranavaí. Foram investidos mais de R$ 500 mil com recursos próprios para a construção do Recanto da Saudade em uma obra que obedece aos rigorosos padrões ambientais exigidos para instalação de cemitérios, além de atender as famílias de forma digna. O Cemitério Parque está localizado no Jardim ao Jorge, saída para Tamboara.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto