Sistema binário começa a ser implantado no próximo dia 22


  

Entra em funcionamento no próximo dia 22 de maio, domingo, a primeira etapa do sistema binário em Paranavaí. O objetivo é dar maior fluidez ao trânsito, levando em conta o aumento frequente da frota de veículos no município. No projeto, algumas vias, que hoje são de mão dupla, passarão a funcionar em sentido único. A implantação do sistema, que já é adotado em diversas cidades brasileiras, inclusive Maringá, será gradativa, passando pela conscientização da comunidade, até a compra de materiais e equipamentos.

Uma reunião realizada na última quarta-feira (11) entre os secretários de Infraestrutura, Eurípedes Lemes Silva, Desenvolvimento Urbano (Sedur), Moacir Ferreira Maciel, Comunicação Social (Secom), Jorge Roberto Pereira da Silva, e técnicos da Sedur, definiu as atividades e os serviços de competência de cada secretária para que o novo sistema seja introduzido com sucesso no município. De acordo com a Seinfra, as vias que estão incluídas no sistema binário terão prioridade no recapeamento da usina de asfalto.

Um outro assunto discutido foi a campanha de conscientização da população, que ficará a cargo da Secom e começará a ser produzida nos próximos dias. Serão realizadas propagandas em veículos de comunicação de massa, distribuição de panfletos e, ainda, colocação de faixas nas vias que passarão a ter mão única. Também nos próximos dias, começarão a ser instaladas as placas de sinalização viária com o novo sentido das ruas. Elas ficarão encobertas até que o sistema binário entre em funcionamento.

Nesta primeira etapa de implantação do sistema binário serão incluídas algumas vias transversais, norte e sul, que estão situadas entre a Rua Pernambuco e a Avenida Rio Grande do Norte. Também farão parte da mudança trechos de vias que ligam os bairros ao centro, como as ruas Manoel Ribas, Souza Naves e Albino Silva. Haverá, ainda, a implantação de um projeto de conversão à direita no cruzamento da Avenida Heitor Furtado com a Rua Albino Silva com raio de curvatura para os veículos de grande porte (conforme mostra o mapa abaixo).

O projeto de implantação do sistema binário em Paranavaí é de autoria do arquiteto e urbanista maringaense Gilberto Purpur, da empresa Ditare, e a execução do projeto ficará a cargo da Sedur, através do engenheiro Cássio Peron.

De acordo com Peron, como o primeiro dia de funcionamento do binário será um domingo, o fluxo de veículos será menor e a população terá oportunidade para começar a se adaptar com o novo sentido das vias com mais segurança. Ele ainda destaca que, nos primeiros dias da mudança, agentes da Diretoria de Trânsito estarão nas vias que sofrerão alteração sinalizando os locais e ajudando a evitar acidentes.

Materiais para sinalização viária – Está agendada para esta sexta-feira, 13, a licitação na modalidade registro de preço para a aquisição de materiais para sinalização viária pela Sedur. Serão investidos R$ 330 mil na compra de placas, tachões, tintas e solventes que serão usados na implantação do sistema binário e também na troca e manutenção da sinalização viária de todo o município.

Sistema binário, em Paranavaí
As flechas vermelhas sinalizam as vias de mão dupla e as verdes as vias de mão única. Os trechos dentro dos círculos são os que sofrerão alteração nesta primeira etapa do sistema

Confira os trechos que sofrerão alteração com o sistema binário nesta primeira etapa:

Rua Ettore Giovine: entre a Av. Rio Grande do Norte e a Rua Pernambuco (sentido bairro – Centro)
Rua Silvio Vidal: entre a Av. Rio Grande do Norte e a Rua Pernambuco (sentido Centro – bairro)
Rua Pará: entre a Av. Rio Grande do Norte e a Rua Pernambuco (sentido bairro – Centro)
Rua Paraíba: entre a Av. Rio Grande do Norte e a Rua Pernambuco (sentido Centro – bairro)
Rua Amapá: entre a Av. Rio Grande do Norte e a Rua Pernambuco (sentido Centro – bairro)
Rua Manoel Ribas: entre as ruas Guaporé e Edson Martins (sentido Centro – bairro)
Rua Edson Martins: entre as ruas Manoel Ribas e Antonio Felipe (indo sentido ao Jardim Itaipú)
Rua Luis Spigolon: entre a Rua Antonio Felipe e a rotatória da Av. Paraná (indo sentido a Av. Paraná)
Rua Souza naves: entre as avenidas Rio Grande do Norte e Heitor Furtado (sentido Centro – bairro)
Rua Albino Silva: entre as avenidas Rio Grande do Norte e Heitor Furtado (sentido bairro – Centro)

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto