Sistema de videomonitoramento será inaugurado nesta quinta


  

Será inaugurado amanhã, 8/12, a partir das 9 horas, no 8º BPM (Batalhão da Polícia Militar), o sistema de videomonitoramento urbano de Paranavaí, composto por 23 câmaras de alta resolução que irão atender 10 regiões da cidade. Hoje o sistema foi apresentado oficialmente à imprensa durante um café da manhã na Diretoria de Trânsito (Ditran), onde está localizada a Central Remota de Monitoramento.

Na ocasião, técnicos da empresa Infrabrazil, que implantou o sistema, e o engenheiro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Fábio Havro, deram demonstrações práticas do sistema em funcionamento, falaram sobre as vantagens e esclareceram as dúvidas dos convidados.

“Este é, sem dúvida, um dos sistemas mais modernos do Estado e do país, em questões de segurança pública. Paranavaí hoje é uma cidade muito mais segura. Eu não penso este município como um lugar pequeno. É uma cidade ótima, e tem potencial para crescer muito. Com este sistema, eu consigo visualizar a Paranavaí do futuro. O escritor George Orwell visualizava, na década de 40, um mundo onde as câmeras monitorariam as ruas. Este futuro agora é realidade em Paranavaí. E, como prefeito, meu desejo é que este sistema venha não só ajudar a proteger o patrimônio público e inibir a criminalidade, mas que ajude a salvar muitas vidas”, apontou o prefeito Rogério Lorenzetti.

O engenheiro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Fábio Havro, explicou que o sistema passou por um período de testes e já trouxe resultados satisfatórios. “A prioridade de manuseio dos equipamentos é da Polícia Militar, e a Ditran dá todo o apoio técnico e estratégico. Tudo que é gravado aqui, dia e noite, vai para um banco de dados, onde é possível consultar posteriormente alguma ações em determinado ponto da cidade. As 23 câmeras foram instaladas em pontos estratégicos, discutidos por mais de um ano e meio com todos os segmentos envolvidos com a segurança pública do município e, mesmo na fase de testes, já conseguimos auxiliar a polícia na resolução de ações de vandalismo, problemas de trânsito e muitas outras questões”, apontou Havro.

De acordo com o coronel Antônio Olímpio Ramires Lima, comandante do 8º Batalhão, mesmo em fase de testes o sistema já foi capaz de auxiliar a PM em cinco prisões em flagrante por tráfico e apreender pelo menos 11 motociclistas que participavam de rachas na área central. Recentemente, também auxiliou a PM a solucionar com rapidez um arrombamento em uma farmácia da região central.

Ele explicou ainda que como as câmeras conseguem trabalhar numa angulação de 360 graus, o sistema trabalha como se fosse um reforço de quase cem policiais nas ruas. “Temos notícias de que, em Cascavel, tentaram implantar um sistema bem menor do que este, com um orçamento cinco vezes mais caro e não tiveram êxito. Por isso, temos certeza de que este sistema de Paranavaí foi implantado realmente para o bem da comunidade. Isto aqui não é um milagre, mas existem muitas pessoas com boa vontade de ajudar a comunidade, e isso é o que conta”, completou o coronel.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto