Solução do Sebrae Mais começa dia 27, em Paranavaí


  

As capacitações e consultorias do Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas começam no próximo dia 27 de outubro em Paranavaí. Empresários interessados em participar devem se apressar para garantir as inscrições. Dentre as cinco soluções oferecidas pelo Programa, o módulo “Estratégias Empresariais” é o primeiro a ser trabalhado no município. A ação inclui cinco encontros de capacitação, que serão ministrados no escritório do Sebrae/PR, em Paranavaí, que fica na Rua Souza Neves, 935.

No primeiro encontro, do dia 27, o tema será “Processo Estratégico, Análise do Negócio e do Ambiente Macro”. A segunda capacitação acontece em 9 de novembro e abordará o “Diagnóstico do Setor e da Empresa”. Já o terceiro treinamento, programado para o dia 30 de novembro, traz o assunto “Consolidação da Análise e Formulação das Estratégias”. A quarta capacitação será em 14 de dezembro e trabalhará o “Detalhamento para Implantação da Estratégia”.

Por fim, o quinto encontro está previsto para o início de 2011, com dia ainda a ser definido, durante o qual a proposta é retomar os conteúdos absorvidos durante toda a ação, e também será feita uma avaliação dos resultados do Programa. “Todos esses temas serão abordados de modo alinhado com o assunto do módulo, que é “Estratégias Empresariais””, esclarece o consultor do Sebrae/PR, em Paranavaí, Lincoln Marcos Valle, que é o gestor responsável pelo Programa no município.

Além das capacitações, haverá ainda 11 horas de consultorias individuais. O consultor explica que essa carga horária será distribuída de modo intercalado entre um encontro e outro. “Após cada encontro, serão realizadas, em média, duas horas de consultoria individual para auxiliar o empresário a implantar na prática da empresa os conhecimentos adquiridos durante as capacitações”, esclarece Lincoln Valle. As datas e horário das visitas devem ser definidos com o consultor durante cada encontro.

O Sebrae Mais é uma iniciativa nacional do Sebrae que, em Paranavaí, conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP). Independente do setor ou da área de atuação, as capacitações do Sebrae Mais são aplicadas em empresas que já superaram questões básicas de gestão. “Em muitas empresas de Paranavaí encontramos esse perfil e, ao observarmos potencial de crescimento, o Sebrae/PR decidiu levar o Programa à cidade”, afirma Lincoln Valle.

Método personalizado
O consultor informa ainda que, em um mercado cada vez mais competitivo, quanto mais uma empresa cresce, maiores são as dificuldades, os desafios e até mesmo as oportunidades. Por esses motivos é que o Sebrae criou o Sebrae Mais, um conjunto de soluções voltadas para empresas com gestão avançada, que tenham mais de dois anos de existência no mercado. O objetivo é trabalhar conteúdos de forma personalizada a fim de atender as necessidades específicas das empresas participantes.

“Esse método facilita o aprendizado, a busca de soluções imediatas e a obtenção de uma visão crítica das próprias estratégias por parte dos empresários que têm interesse em expandir os negócios”, esclarece o consultor do Sebrae/PR, Lincoln Valle. A partir desse aperfeiçoamento da gestão da empresa, os resultados vão além do ganho em competitividade. “Com melhor gestão, estratégias e posicionamento no mercado, essas empresas tendem a crescer ainda mais, gerando mais empregos e renda no município”, completa o consultor.

Noroeste
Cinco cidades da região noroeste do Paraná serão atendidas com as soluções do Sebrae Mais. Em Maringá, as atividades já estão em andamento e o módulo é “Gestão da Inovação”. Esse mesmo módulo será lançado em Cianorte em 25 de outubro, e em Umuarama no dia 22 de novembro. Em Campo Mourão, as capacitações e consultorias também já foram iniciadas a partir do módulo “Gestão Financeira”. O Sebrae/PR planeja realizar o Sebrae Mais em 12 municípios do Paraná, atendendo 2.250 empresas, nas cinco regiões do Estado, em 2010.

Inscrições
Em Paranavaí, empresários interessados em se inscrever no Sebrae Mais “Estratégias Empresariais” devem entrar em contato com a Central de Relacionamentos do Sebrae/PR no 0800 570 0800. Há vagas disponíveis para empresas, sendo que em cada vaga pode ser inscritas duas pessoas. Ao todo, portanto, serão 30 pessoas em sala de aula. O horário das cinco capacitações está programado das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. Mais informações ou pré-cadastro podem ser encontrados no site www.sebraemais.com.br.

Conteúdo
Confira o resumo do conteúdo da solução que será abordada no Programa Sebrae Mais, em Paranavaí.

“Estratégias Empresariais”: nessa solução, o empresário tem orientações sobre o que é estratégia e o que influencia o processo estratégico. Com isso, é possível realizar análise do ambiente empresarial no qual a empresa está inserida; identificar pontos fortes e fracos; traçar estratégias para a empresa crescer; e elaborar o plano de ação estratégico para a empresa, incluindo um cronograma de implantação. Ao todo, a solução “Estratégias Empresariais” tem duração de 47 horas, entre encontros e consultorias nas empresas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto