Técnicos apresentam projeto final para implantação do sistema binário em Paranavaí


  

“Queremos uma cidade pronta para crescer. Nossa meta é planejar o futuro.” A afirmação foi feita pelo prefeito Rogério Lorenzetti nesta terça-feira (17/08) quando o engenheiro Cássio Peron, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e o arquiteto e urbanista maringaense Gilberto Purpur apresentaram o projeto final para a implantação do sistema binário em Paranavaí.

Veja também: Engenheiro da Prefeitura apresenta proposta do sistema binário à Ditran e PM

Segundo o prefeito, após ampla discussão com as entidades de classe e grupos que representam a comunidade já é possível afirmar que a mudança viária trará muitos benefícios para Paranavaí. “É mais uma ferramenta que vai garantir qualidade de vida aos moradores”, completou Rogério.

Com o aceno positivo do prefeito, agora será realizado um levantamento de quantos são e onde estão os semáforos de Paranavaí. É que alguns terão de ser realocados para as vias que passarão a ter mão única. A licitação pra as placas de sinalização também já está em andamento. De acordo com Cássio Peron, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a implantação do sistema binário será gradativa, passando pela conscientização da comunidade, até a compra de materiais e equipamentos.

Segundo Gilberto Purpur, autor do projeto do sistema binário para Paranavaí, o processo de implantação deve levar aproximadamente 6 meses. A adaptação depende de uma série de fatores, mas os benefícios são muitos. “A primeira vantagem é a organização do trânsito. Haverá, também, mais segurança para motoristas e pedestres e os percursos serão feitos em tempos menores”, afirmou.
Para ele, os exemplos de sucesso da mudança viária são muitos. “Independentemente do tamanho da cidade, a utilização de vias de mão única tem apresentado bons resultados. Em alguns lugares a aprovação ultrapassa 90%”, completou Purpur.

Serão incluídas no sistema binário todas as vias transversais que estão situadas entre a Avenida Distrito Federal e a Rua Luiz Spigolon e todas as transversais entre as ruas Antonio Felipe e Rio Grande do Norte. Também farão parte da mudança as vias que ligam os bairros da periferia ao centro, como as ruas Souza Naves, Albino Silva e Piauí.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto