Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde vão avaliar a falta de leitos em Paranavaí


  

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde estarão em Paranavaí para fazer um diagnóstico da situação dos leitos hospitalares disponíveis na cidade e na região e buscar alternativas para solucionar o problema de falta de acomodações para pacientes que acabam ficando “internados” no Pronto Atendimento (P.A.). Foi o que ficou decidido numa reunião realizada nesta terça-feira, em Curitiba, entre assessores do secretário Michele Caputo, o prefeito Rogério Lorenzetti e o deputado Teruo Kato.

Na semana passada, a falta de leitos estrangulou o atendimento no P.A. de Paranavaí. O prefeito Rogério encaminhou correspondência ao secretário Caputo pedindo providências. Foi a quarta correspondência encaminhada pelo prefeito a Secretaria Estadual de Saúde em, dois anos, duas delas já na atual gestão. “Temos que buscar uma solução definitiva para o problema”, insistiu Rogério.

O deputado Teruo lembrou que este não é um caso isolado de Paranavaí e também pediu providências. A Secretaria de Saúde trabalha com a hipótese de melhorias com a informação da Central de Regulação de Leitos, uma sugestão feita pela CPI dos Leitos do SUS da Assembleia Legislativa. Mas no caso de Paranavaí quer fazer um diagnóstico real da situação, numa discussão envolvendo todos os interessados. A primeira reunião deve acontecer até o dia 20 deste mês.

Só a partir deste diagnóstico técnico é que será avaliada a sugestão do prefeito Rogério Lorenzetti de o Governo do Estado fazer novos investimentos de leitos hospitalares em Paranavaí. “A situação não é de fácil solução. Mas se todos os interessados se sentar à mesa de negociação podemos traçar metas de curto, médio e longo prazo, aliviando a atual tensão que está com esta falta de leitos hospitalares”, pondera Lorenzetti.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto