Veja como ficam os serviços da Prefeitura com a paralisação dos caminhoneiros


  

O movimento dos caminhoneiros em todo o país parece próximo do fim, mas até o momento a oferta de combustível em Paranavaí continua escassa. A boa notícia é que o fornecedor de combustível da Prefeitura, em negociação com os caminhoneiros, conseguiu garantir que as ambulâncias e as viaturas e motocicletas da Guarda Municipal continuem abastecidas.

Segundo o diretor de frotas e abastecimento da Controladoria Geral do município,
Fabiano Augusto, por ora esses são os únicos serviços totalmente garantidos. “Toda a
prefeitura está em contingência com relação ao combustível, exceto os serviços
essenciais como o das ambulâncias e da Guarda Municipal. Nosso fornecedor conseguiu negociar a liberação de combustível para esses carros, mas para o restante ainda não temos garantia”, afirmou.

Apesar da liberação do combustível para as ambulâncias, a secretária de Saúde do
município, Andreia Vilar, afirma que os demais serviços já correm risco de paralisação.
“Tivemos que restringir as visitas das equipes dos postos de saúde, e vamos atender
apenas emergências”.

Já a secretaria de Educação também passa por dificuldades para manter o transporte
escolar em pleno funcionamento. “Já temos seis ônibus parados e a tendência é diminuir cada vez mais a quantidade de ônibus rodando. Hoje o serviço está pela metade, amanhã teremos só três linhas e, se não houver alguma mudança, provavelmente não vamos conseguir fazer o transporte na quarta-feira”, afirmou o diretor de transporte escolar do município, Eduardo de Arruda. As aulas, porém, seguem mantidas até quarta-feira (30/5).

A Secretaria de Infraestrutura tem apenas uma equipe trabalhando com a limpeza de
bocas de lobo na cidade. Os serviços que dependem de máquinas e caminhões foram
paralisados. “Não temos óleo diesel, por isso tivemos que parar praticamente todos os
serviços”, disse o secretário Renato Dultra.

A Secretaria de Agricultura teve que paralisar todos os serviços na tarde desta segunda-feira (28/5). “De manhã, tínhamos uma equipe trabalhando na readequação de uma estrada rural no distrito de Mandiocaba, mas fomos obrigados a paralisar o serviço por falta de combustível”, afirmou o secretário Tarcísio Barbosa.

Transporte público – A Viação Cidade de Paranavaí (VCP), responsável pelo transporte público da cidade também está passando por dificuldades devido a paralisação dos caminhoneiros. Por conta da falta de combustível nos postos, a VCP parou os ônibus às 15h e voltará às ruas às 18h30 apenas para fazer a última linha e levar a população embora para seus destinos finais.

“Estamos com muita dificuldade para conseguir combustível. Era para termos recebido
uma carga de óleo diesel às 14h, mas até agora não chegou nada. Vamos colocar alguns ônibus às 18h30 para levar as pessoas embora e, a partir de amanhã, se não
conseguirmos comprar combustível, seremos obrigados a parar todos os nossos serviços”, disse a assistente administrativo da VCP, Simone Fialho.

Coleta de lixo – O município e a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade estão em contato, monitorando como trabalhar com a falta de combustível. Até o momento, o secretário de Meio Ambiente, Ramiro Kulevicz, garante que a coleta será mantida. “A manutenção da coleta na cidade é uma questão não só de meio ambiente, mas também de saúde pública. Se o problema da falta de combustível persistir, poderemos fazer alguma modificação no mapa de coleta, mas por enquanto vamos manter o trabalho”.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto