Ventos de 83 km/h provocam estragos em Paranavaí


  

O mês de outubro começou com estragos e prejuízos em Paranavaí. Segundo o Simepar, da noite de domingo até o começo da manhã desta segunda-feira, choveu aproximadamente 50 milímetros, quase 40% da média histórica para todo o mês de outubro na cidade. Os ventos chegaram a 83 km/h e provocaram alguns estragos.

Segundo a Copel, três postes de luz e dois transformadores foram derrubados com o vendaval e deixaram 1.775 famílias sem energia. As regiões mais afetadas foram o distrito de Sumaré, Vila Operária e Morumbi. Ainda de acordo com a Copel, não há previsão para a volta da energia para esses imóveis.

Os bombeiros informam que nove famílias tiveram as casas destelhadas e procuraram a Defesa Civil para retirar lonas. A orientação é para que ninguém suba nos telhados sem equipamentos de segurança, pois com as telhas molhadas o risco de acidentes é grande. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, 15 árvores foram derrubadas.

Árvore caída na esquina da Rua Getúlio Vargas com a Rua Ettore Giovine , em Paranavaí
Árvore caída na esquina da Rua Getúlio Vargas com a Rua Ettore Giovine

No cruzamento da Rua Getúlio Vargas com a Rua Ettore Giovine o estrago foi um pouco maior. Uma grande árvore que caiu no meio da rua acabou derrubando um poste de luz e interditando o trânsito. “Até o momento contabilizamos 15 árvores caídas, mas 12 já foram retiradas. Também podemos perceber que muitos galhos estão espalhados pelas ruas devido à velocidade do vento. Estamos recolhendo os galhos conforme solicitação da população”, disse o secretário de Meio Ambiente, Ramiro Kulevicz.

Semáforo caído devido a força dos ventos, em Paranavaí
Semáforo caído devido a força dos ventos

Já no cruzamento da Avenida Heitor de Alencar Furtado com a Avenida Tancredo Neves, um semáforo caiu com a força do vendaval. Pela manhã, equipes das secretarias de Infraestrutura e Trânsito estiveram no local para retirar o semáforo quebrado e sinalizar o trânsito. “Vamos tentar resolver esse problema o mais rápido possível e, enquanto isso, dentro das possibilidades, os agentes vão ajudar a sinalizar o trânsito. Por isso é importante ressaltar que os motoristas precisam redobrar a atenção neste local”, disse o secretário Heron Radke.

Segundo o Simepar, a chuva nesta segunda-feira será mais calma em Paranavaí e os temporais avançam para São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto