Policiamento na ExpoParanavaí alcançou o êxito esperado


  

O policiamento ostensivo e preventivo executado pela Polícia Militar na ExpoParanavaí- 2009, alcançou o êxito esperado. Neste ano, a forma como foi efetivado o trabalho pelo Oitavo Batalhão de Polícia Militar sediado em Paranavaí, tornou o ambiente seguro para a diversão daqueles que frequentaram o evento.

Frise-se que neste ano, algumas inovações foram implementadas na execução do trabalho de segurança por parte da PMPR, a exemplo da aplicação do policiamento hipomóvel, (policiamento a cavalo), com este processo, executado pelo Pelotão de Cavalaria da PMPR, trouxe maior visibilidade e mobilidade para o policiamento, o que facilitou o atendimento de algumas situações.

Outra parte importante esteve na questão da aplicação de um detector de metais na entrada do Parque, uma vez que todas as pessoas passaram pelo equipamento o que evitou que pessoas armadas entrassem no local. Um trabalho de busca e revista também foi desenvolvido. Outra importante inovação foi a implantação de câmeras de vigilância, que com estas se tornou possível a identificação de pessoas em atitudes suspeitas.

Nos shows, algumas importantes ações foram desenvolvidas pelo Oitavo Batalhão, a exemplo das filmagens que foram realizadas por policiais do serviço reservado. Evidencia-se que um trabalho assíduo de acompanhamento foi exercido nos locais de estacionamento, para que veículos não fossem furtados. Vinhetas de orientação sobre segurança elaboradas pela P5 do 8º BPM também foram veiculadas pelo serviço de som do Parque, com a finalidade de instruir as pessoas sobre comportamentos mais seguros para a prevenção quanto a possíveis ações de infratores da lei. Outra importante ação foi a identificação de todas as crianças logo na entrada do local, e neste ano foi definitivamente evitada a situação de crianças perdidas no parque.

Ressalte-se que como resultado não houve qualquer furto de veículo durante a ExpoParanavaí – 2009, assim como também não houve qualquer situação mais grave que tivesse colocado em risco a incolumidade física das pessoas que frequentaram o local, haja vista que todas as ocorrências que podiam ter maiores consequências foram resolvidas logo no início, assim que foram deflagradas. Por exemplo, logo no primeiro dia da ExpoParanavaí - 2009, o Comandante do 8º Batalhão, Ten.– Cel. Antonio Olimpio Ramires Lima, efetuou a prisão de dois indivíduos que portavam uma certa quantidade de substância entorpecente, os quais foram imediatamente autuados em flagrante. Outro importante ponto, foi o trabalho desenvolvido de forma conjunta com o Conselho Tutelar e com a Polícia Civil o que proporcionou grande credibilidade nas ações policiais.

Segundo o Ten. Cel. Antonio Olimpio Ramires Lima, Comandante do Oitavo Batalhão de polícia Militar as inovações no policiamento trouxeram resultados altamente positivos para a segurança do local. Frisa que a cada ano, procura idealizar formas cada vez mais eficazes para estes eventos cíclicos que acontecem em nossa região. Oportunamente também anunciou manifestações de agradecimento à Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, e a toda comunidade de Paranavaí e região que colaboraram de forma direta ou indireta para que o evento tivesse pleno êxito no que tange à segurança pública.

1º Ten QOPM Orlando Lázaro da Silva
Oficial de Comunicação Social do 8º BPM

Fonte: Polícia Militar do Paraná






Design by Gustavo Picoloto